As gasolineiras interrompem pela primeira vez, em semanas, a tendência para a subida dos preços dos combustíveis. A alta do euro e a descida do petróleo ditaram a baixa de preços.
Os preços praticados pelas gasolineiras variam consoante a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Segundo a Bloomberg, ambos desceram 1,24 e 2,39 respetivamente, por esta razão prevê-se uma descida dos preços dos combustíveis durante esta semana.
Atualmente, o preço de referência da gasolina é de 1,745 euros e o gasóleo 1,531 euros – os preços mais altos alguma vez registados em Portugal e, de acordo com o último relatório de Bruxelas, dos mais caros da União Europeia: O preço médio, depois de impostos, da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o oitavo mais caro e o gasóleo surge na 12ªposição.
Segundo o mesmo relatório, o preço médio do litro da gasolina em Espanha é de 1,477 euros, enquanto o gasóleo ronda os 1,399 euros. Os portugueses pagam mais 0,22 euros por cada litro de gasolina e mais nove cêntimos por cada litro de gasóleo que os espanhóis.