Os Emmy são a cerimónia de prémios mais esperada pela indústria de entretenimento da televisão norte-americana. A 75ª edição desta gala aconteceu segunda-feira, no Peacock Theather em Los Angeles, EUA. Além do anúncio dos vencedores e do desfile da passadeira vermelha, esta cerimónia ficou ainda marcada por cinco momentos que se destacaram.
1. Reunião do elenco de “Anatomia de Grey”
Como homenagem aos 75 anos da cerimónia de entrega de prémios, algumas estrelas de séries que se tornaram queridas do público ao longo dos anos foram convidadas para subirem ao palco. Foi o caso de estrelas do elenco principal da primeira temporada de ‘Anatomia de Grey’. Ellen Pompeo, Katherine Heigl, Justin Chambers, James Pickens Jr. e Chandra Wilson juntaram-se em palco, num cenário a fazer referência a um consultório. O momento tornou-se um dos assuntos mais comentados na rede social X, especialmente por mostrar Heigl junto dos antigos colegas, apesar da saída polémica da série em 2010.
“Quando o primeiro episódio de ‘Anatomia de Grey’ foi transmitido, em março de 2005, não sei se a Shonda Rhimes tinha noção que tinha criado uma série que se tornaria tão duradoura na televisão e que criaria amizades para a vida”, disse Pompeo no discurso. “Sim, houve mudanças ao longo dos anos, mas a única constante são os fãs incríveis”, continuou Heigl. “Os fãs permaneceram connosco durante acidentes de avião, supertempestades, terremotos e uma pandemia global, e ao iniciarmos a nossa 20ª temporada, somos oficialmente a série médica em horário nobre mais antiga da história da TV”, destacou Wilson. Um momento aplaudido pelo público presente na sala de espetáculo.
2. O regresso de Christina Applegate aos palcos
Foi um dos momentos mais aplaudidos da noite. Christina Applegate reapareceu publicamente pela primeira vez desde fevereiro do ano passado, quando revelou nos SAG Awards que aquela deveria ser a última gala a que iria comparecer devido às dificuldades provocadas pela esclerose múltipla, doença autoimune que lhe foi diagnosticada em 2021. Foi por isso com surpresa que todos a viram a surgir em palco acompanhada pelo ator Anthony Anderson e apoiada numa bengala.
“Muito obrigada. Meu Deus! Estão a discriminar-me pela minha deficiência ao levantarem-se”, brincou quando chegou ao microfone, emocionada pela ovação que recebeu. Christina Applegate apresentou em seguida o prémio de Melhor Atriz Secundária em Série de Comédia.
3. O agradecimento especial de Niecy Nash-Betts
Já tinha sido indicada a um Emmy por cinco vezes, mas desta vez finalmente ganhou o primeiro pelo seu desempenho em “Dahmer”, série de Ryan Murphy. No discurso de agradecimento, Nash-Betts agradeceu aos colegas de elenco, à mulher Jessica Betts e surpreendeu com um momento de autoapreciação: “Sabem a quem mais quero agradecer? Quero agradecer a mim própria, por acreditar em mim e fazer o que me disseram que nunca poderia fazer”. Palavras que provocaram uma reação positiva do público.
4. O beijo da noite
Matty Matheson and Ebon Moss-Bachrach share a kiss at the #Emmys
— Film Updates (@FilmUpdates) January 16, 2024
pic.twitter.com/5s53s3Lkqk
O momento da vitória de “The Bear” na categoria de Melhor Série de Comédia ficou marcada por um beijo efusivo. O ator Matty Matheson, que antes de entrar na série trabalhou como chef e foi dono de um restaurante, fazia um breve discurso em palco, mas acabou interrompido pelo colega Ebon Moss-Bachrach, que o agarrou e lhe deu um beijo na boca. Um gesto que deixou bem explícita a felicidade de Moss-Bachrach, que momentos antes tinha recebido o galardão de Melhor Ator Secundário em Série de Comédia. O beijo surpreendeu Matheson e também o restante elenco presente em palco, que reagiu com gargalhadas. O beijo tornou-se viral nas redes sociais, com o vídeo a ser partilhado.
5. O aviso à mulher
Vencedor do galardão de Melhor Ator Principal em Série de Drama, surpreendeu ao deixar um recado à mulher durante o discurso de agradecimento. Em palco, Kieran Culkin mencionava as pessoas que sempre o apoiaram. Falou da mãe, a quem agradeceu por lhe ter dado vida “e uma infância ótima”, e em seguida mencionou a mulher, Jazz Charton. “Obrigado por partilhares a vida comigo e por me teres dado dois filhos incríveis”, disse, para depois surpreender a audiência com palavras mais pessoais: “E Jazz, quero mais filhos. Disseste-me que talvez, se eu ganhasse!”