A Galp quer aproveitar a infraestrutura de iluminação pública para reduzir o tempo e o custo de instalação de postos de carregamento para veículos elétricos. Esta solução de postos de carregamento lento ajuda a minimizar a necessidade de novas adições de potência à rede e reduz a ocupação de espaço adicional nos passeios.
João Diogo Marques da Silva, administrador da Galp, afirma em comunicado de imprensa que “esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos. (…) Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”.
Há postos em operação no bairro do Junqueiro, em Carcavelos, e na antiga refinaria de Matosinhos, com a Galp a estar a trabalhar para disponibilizar mais pontos noutros locais do País. A rede atual da Galp conta com mais de 5.500 pontos instalados que, este ano até outubro, já fizeram mais de um milhão de carregamentos.