Não há duas sem três. Depois da BYD e da XPeng, a Salvador Caetano traz para Portugal outro fabricante chinês, a Dongfeng, que tem outras duas marcas, a Voyah e a M-Hero. Segundo Luís Santos, o diretor de operações da Dongfeng em Portugal, a Dongfeng é uma marca generalista, a Voyah uma marca de luxo e a M-Hero uma marca de aventura (4×4).
Uma Box “fora da caixa”
A Dongfeng começa em Portugal com o Box, um citadino 100% elétrico com bateria de 42,3 kWh e autonomia até 310 km. Curiosamente, este modelo foi apresentado como sendo um carro “fora da caixa”. O Box é proposto por €26.750, o que o torna um dos 100% elétricos mais acessíveis do mercado nacional. Num primeiro contacto, ficámos bem impressionados com o nível de equipamento e funcionalidade. Neste aspeto, a habitabilidade é mais generosa do que o habitual em citadinos. Há espaço para transportar quatro adultos com conforto q.b. e a mala, com 326 litros de capacidade, surpreendeu-nos pela positiva. Até há luxos, como o banco de condutor de acerto elétrico, com memória, função de boas-vindas, aquecimento e ventilação. Na tecnologia, destaque para o ecrã tátil central de cerca de 13 polegadas. Que complementa o painel de instrumentos de 5 polegadas.
Quanto à segurança ativa e apoio à condução, há 12 radares ultrassónicos (6 dianteiros e 6 traseiros), e o sistema TSR, de série, reconhece um total de até 19 tipos de sinais de aviso e de proibição. Conta, também, com outras ajudas à condução, como o sistema de manutenção de faixa de rodagem, travagem autónoma de emergência e cruise control adaptativo.
Voyah: muito luxo
Não foram anunciados preços para os Voya, mas esta é uma marca de luxo. Como ficou bastante evidenciado pelos três modelos disponíveis na apresentação: o Dream, o Free e o Courage.
O Dream é um monovolume com 5,3 metros de comprimento até sete lugares (2+2+3). Os luxos estão por todo o lado. Por exemplo, há dois tetos panorâmicos. E os bancos são aquecidos, ventilados e integram sistema de massagens. Incluindo na segunda fila. Naturalmente, têm ajuste elétrico e até incluem suporte para as pernas, ao estilo de um banco da classe executiva num avião.
Apesar de ser um monovolume espaçoso, as prestações anunciadas são mais habituais em desportivos. Com é o caso dos 5,9 segundos dos 0 aos 100 km/h, resultado de mais de 430 cavalos de potência e tração integral. A bateria é uma das maiores do mercado, com quase 110 kWh de capacidade, o que permite uma autonomia de 482 em ciclo WLTP combinado.
O Free é um SUV com, segundo a marca, “um design inspirado na forma dos iates de luxo”. Também o Free tem tração integral, disponibilizando 360 kW (489cv). A bateria de 106 kW de capacidade permite uma autonomia de 500 KM (WLTP combinado). A aceleração os 0 aos 100 km/h é conseguida em 4,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h. O Voyah Free conta com suspensão pneumática, teto panorâmico polarizado, estofos aquecidos e ventilados (com massagem), sistema de visão noturna e sistema de som Dynaudio. Uma curiosidade tecnológica neste carro: o ecrã central pode ser movido, eletricamente, do centro para a direita, para ficar diretamente em frente ao passageiro.
O Courage é o mais recente modelo da Voyah. É, também, um SUV, mas mais moderado nas dimensões e prestações. Este modelo vai estar disponível em duas versões, o Exclusive e o Luxury. Ambos utilizam uma bateria de 80 kWh, mas têm motorizações diferentes. Enquanto o Exclusive tem tração traseira e 292 cavalos (215 kW), o Luxury tem tração integral e 435 cavalos (320 kW).
Preparado para tudo
Ao vivo, o M-Hero I impressiona. Não é fácil comparar este veículo com qualquer outro. As características deste gigantesco SUV, que exige carta de pesados, têm por base os veículos militares. As capacidades off-road são apresentadas como excecionais, mas também há muito luxo e performance elétrica de topo.
O M-Hero I destaca-se pelo seu design marcante, com linhas angulares, entradas de ar proeminentes e faróis LED. O logótipo da marca, inspirado numa máscara de guerreiro, e a letra “M” acentuam o look agressivo.
Quanto ao interior, há muito espaço para passageiros e carga, controlo de clima inteligente e cancelamento ativo de ruído. Equipado com quatro motores elétricos independentes (um por roda), o M-Hero I debita uns impressionantes 1088 cavalos de potência e 1400 Nm de binário. Esta força bruta permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos, um feito notável para um SUV com mais de 3,5 toneladas. O M-Hero I está equipado com tração integral e rodas traseiras direcionais, permitindo-lhe realizar manobras complexas, como o “crab-walking mode”.
Com uma capacidade de subida de inclinações até 45º, este SUV promete dominar qualquer terreno.
A bateria também impressiona: são 142,7 kWh (química NCM), prometendo uma autonomia até 450 km (WLTP). O M-Hero I já se encontra disponível para encomenda em Portugal, mas não foram divulgados preços.