“Uma combinação de estilo com versatilidade”, é assim que a Audi descreve o novo modelo e-tron Sportback, um coupé SUV e o primeiro Sportback 100% elétrico da fabricante. Este carro oferece tração integral elétrica, potência total de sistema de até 300 kW e uma autonomia de até 446 quilómetros em ciclo WLTP. A grande autonomia deve-se ao design que melhora a aerodinâmica, à bateria de alta tensão de 95 kWh que funciona com uma tensão nominal de 396 volts e ao inovador sistema de recuperação de energia que faz com que em mais de 90% das travagens, o SUV elétrico use apenas os motores elétricos, que atuam como geradores. O sistema de travagem hidráulico só é aplicado quando a desaceleração for superior a 0,3 g.
A linha coupé do tejadilho realça o caráter desportivo do novo modelo, enquanto a dinâmica configuração Sportback mostra a paixão pela inovação, com o interior do veículo a oferecer uma atmosfera elegante. O comprimento total é de 4901 mm, com largura de 1395 mm e altura de 1616 mm.
Na frente, há uma grelha singleframe octogonal, o guarda-lamas proeminente e uma escultural secção traseira, sinais que mostram que estamos perante um Sportback. Também na frente, os faróis Matrix LED apresentam quatro segmentos horizontais que criam a assinatura específica e-tron nas luzes de funcionamento diurnas. As jantes de 20 polegadas e suspensão pneumática desportiva são incluídas de série. Divididos em minúsculos pixéis, estes faróis emitem um feixe de luz que ilumina a estada em alta resolução e com grande alcance, com um design inspirado em muitos projetores de vídeo. Os faróis digitais Matrix LED são uma nova funcionalidade e que aparecem pela primeira vez num veículo de produção em série.
A Audi disponibiliza um total de treze acabamentos de pintura, incluindo um Azul Plasma, exclusiva deste modelo. A linha exterior S line e os espelhos retrovisores virtuais permitem um coeficiente aerodinâmico com uma valor Cx de apenas 0,25, ainda melhor que o ‘irmão’ Audi e-tron, feito conseguido também pela forma coupé da carroçaria e à secção traseira do carro.
Este modelo estará disponível em duas variantes: 55 quattro, com potência total de 265 kW/360 cv e binário de 561 Nm, capaz de ir os 0 aos 100 km em apenas 6,6 segundos; e 50 quattro, com potência total de 230 kW e 540 Nm de binário, capaz de ir dos 0 aos 100 km em 6,6 segundos.
Através do sistema de carregamento e-tron Charging, o condutor terá mais de 120 mil postos de carregamento na Europa, um número que continua a aumentar, mas será possível usar o carregamento móvel de série numa tomada doméstica de 230 volts ou numa tomada trifáscia de 400 volts.
O novo Audi chega a Portugal durante a primavera, com o preço a começar nos 72618€, valor que inclui contrato de manutenção e extensão de garantia, ambos com duração de quatro anos ou 80 mil quilómetros.