Sabia que uma descarga completa das células das baterias de iões de lítio pode representar a “morte” da bateria? Não se alarme: os 0% indicados no nível de bateria do seu gadget ou do seu carro não representam verdadeiramente 0% de carga nas células. Isto porque os fabricantes deixam uma margem de segurança para evitar a degradação rápida de capacidade. Na prática, isto significa que quando o seu smartphone se desliga porque a bateria está com 0%, é provável que, na verdade, a bateria tenha ainda alguma carga. A dimensão desta reserva varia muito em função dos veículos e dos gadgets.
Considerando que as baterias perdem longevidade quando chegam a níveis baixos de carga, o melhor é evitá-lo. Ou seja, sempre que possível recarregue a bateria quando a percentagem de carga atinge um nível baixo. Muitos especialistas usam 20% ou 25% como referência, mas a verdade é que não há um número mágico.
Cargas completas: só às vezes
É provável que já tenha reparado que quando liga pela primeira vez um aparelho com bateria acabado de comprar, o nível de carga anda próximo dos 50%. É normalmente com este nível de carga que as baterias saem das fábricas. Isto acontece porque as baterias de iões de lítio “gostam” de andar a meia carga. É assim que duram mais. Por isso mesmo não é boa política carregar sempre a bateria a 100%. É exatamente por isto que alguns carros elétricos permitem limitar a capacidade máxima de carga, convidado os utilizadores a apenas carregarem a bateria a 100% quando realmente precisam da autonomia extra. Mas pior que carregar a 100% é manter neste nível durante muito tempo, o que significa que não deve deixar o seu veículo elétrico ligado ao carregador dias a fio. A não ser que tenha o modo referido para limitar a percentagem de carregamento.
Conclusão: guarde a meia carga
Pelas razões já indicadas nos pontos anteriores, sempre que quiser guardar um veículo elétrico durante muito tempo sem ser utilizado, opte por deixá-lo estacionado com um nível de carga próximo dos 50%. O que também é válido para qualquer bateria de iões de lítio (é provável que tenha lá por casa gadgets com bateria que só usa de vez em quando). Sim, no meio é que está a virtude. Mas não passe muitos meses sem usar essas baterias porque se o fizer pode ter uma má surpresa em consequência das perdas de carga que acontecem mesmo quando a bateria não é utilizada – recomendamos que verifique o nível de carga após alguns dias.
Se o seu veículo elétrico ficou estacionado com um nível de carga elevado (acima dos 70/80%) e prevê que não vai usá-lo durante vários dias, recomendamos que gaste a bateria até ficar com menos de 80% de carga. O que significa que pode dar uma volta – se não sair do carro, então será praticamente impossível que seja contagiado ou contagie alguém – ou, se não quiser mesmo sair de casa, ativar o ar condicionado num nível elevado para gastar mais energia.