Neste projeto de teatro documental, Mohamed El Khatib (escritor, encenador, realizador e artista) partiu de centenas de entrevistas a pessoas seniores (entre os 80 e os 100 anos, de diferentes contextos sociais) para construir uma narrativa sobre o amor e a sua vivência, espelhados nesta vasta gama de experiências de relacionamentos. Há o desgaste dos corpos, mas também uma maior sabedoria. Afinal, o que se ganha e o que se perde amorosamente ao longo do tempo?
No palco, concebido como se fosse uma pista de dança de salão, oito desses idosos partilham tanto os amores passados como os desejos atuais – tantas vezes negados nesta fase de maior fragilidade e sujeitos a julgamentos da sociedade, embora continuem a palpitar até ao último momento. E que se podem traduzir numa sexualidade reinventada, que “já não se conforma com o desempenho ou a pressão social, mas desenvolve o seu próprio ritmo, o seu próprio tempo, a sua própria intimidade frágil, mas igualmente intensa”, sublinha a sinopse. No fundo, um manifesto sobre a vitalidade e o desejo sexual na velhice.
O espetáculo A Vida Secreta dos Velhos está integrado no Festival Alkantara.
A Vida Secreta dos Velhos > Culturgest > R. Arco do Cego, 50, Lisboa > T. 21 790 5155 > 23-24 nov, sáb 19h, dom 17h > €14