Na sétima edição, o Vaudeville Rendez-Vous continuará a apostar em espetáculos que reinventam os padrões estéticos e técnicos habitualmente associados ao circo. “O universo do circo é muito plural. Para lá de uma série de aparelhos e de técnicas que tradicionalmente conhecemos, o circo tem-se reinventado e desformatado. Até surgem aparelhos novos feitos pelos próprios artistas, como o apresentado no 3D [da companhia francesa H.M.G.]”, adianta Bruno Martins, diretor artístico do Teatro da Didascália, promotor do festival. Haverá 13 espetáculos a circular pelos municípios de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, todos gratuitos e ao ar livre, em que tanto se explora o humor absurdo com pás e milho, como é o caso de Baïna, do coletivo francês G. Bistaki, como se lançam os acrobatas para um ballet aéreo em trampolins, em Pulse, da Kiaï, outra companhia gaulesa.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/07/210716_Bainana-%C2%A9-Gregoire-Edouard-1600x1067.jpg)
Aproveitar-se-á o festival para fazer a apresentação do projeto de cooperação europeu CircusLink – envolvendo a Archaos (Bienal de Circo de Marselha, França), o Festival Dynamo (Dinamarca), Letni Letna (República Checa) e o Teatro da Didascália (Portugal) –, que visa “potenciar uma maior e mais sustentável circulação de obras”, explica Bruno Martins. “Há uma clara aposta na criação, em dar visibilidade aos artistas portugueses que trabalham em circo, que ainda é uma área frágil, mas está num caminho interessante de desenvolvimento”, acrescenta.
Este trabalho de internacionalização já se reflete nesta edição, que acolhe a estreia absoluta de Váld, da companhia sueca Right Way Down, e o espetáculo Otus, da companhia portuguesa Oliveira & Bachtler, que depois irá circular internacionalmente. Outra estreia absoluta é Là-bas, de Étienne Tribu, vencedor da bolsa de criação atribuída pelo festival, um espetáculo que junta a escrita dramática com o circo, ao ritmo da roda.
O programa do festival contempla oficinas de criação para todos os públicos (que terminam numa apresentação final) e masterclasses para profissionais, a funcionar por inscrição.
Vaudeville Rendez-Vous > Pta. Francisco Sá Carneiro e Pç. dos Poetas, Barcelos; Museu D. Diogo de Sousa, Braga; Paço dos Duques, Guimarães; e Parque da Devesa, V. N. Famalicão > T. 252 311 317 / 92 430 5850 > 19-24 jul, seg-sáb > grátis (com reserva) > https://teatrodadidascalia.com/vaudeville-rendez-vous/