Raiva, insatisfação, vingança. Estes não são sentimentos bonitos de se ver – podem até consumir-nos –, mas funcionam (e bem) na nova série da Netflix que se estreou com estrondo na plataforma de streaming.
Os ecos fazem-se ouvir por aí. Beef (Rixa, em Portugal) “é já um dos programas de televisão mais excitantes do ano”, considera a revista Rolling Stone. Também o jornal The New York Times lhe aponta a originalidade: “O que torna esta uma das estreias mais revigorantes, surpreendentes e perspicazes do ano é a forma como aborda o tema da raiva. Cada pessoa infeliz é infeliz de maneira diferente e fascinante”.
No Rotten Tomatoes, site que reúne as classificações da imprensa especializada, a percentagem de críticas positivas chega aos 99%.
A série tem o selo da A24, a mesma produtora e distribuidora independente de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o grande vencedor dos Oscars deste ano, premiado com sete estatuetas (incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz), e de A Baleia, que deu a Brendan Fraser o Oscar de Melhor Ator.
Mas há mais no curriculo da produtora que leva o nome da autoestrada italiana A24, fundada em 2012 por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges. Na televisão, produziram várias séries de sucesso como Euphoria, Irma Veep, Ramy e, agora, Beef.
No trailer de apresentação da série de 10 episódios, com cerca de 30 minutos cada, podemos ver a cena que irá despoletar toda a ação. Dentro do seu carro, Danny (Steven Yeun) faz marcha-atrás e quase bate num outro carro que vai a passar. Lá dentro, está Amy (Ali Wong) que lhe buzina sem parar.
Nada disto soará a extraordinário para quem anda de automóvel. Na verdade, o incidente num parque de estacionamento é a gota de água para aquelas duas personagens que já estão em ponto de rebuçado por circunstâncias da vida.
A situação escala e de que maneira, dando início a um plano de vingança que envolverá uma perseguição automóvel pelos subúrbios de Los Angeles, muita loucura, comentários negativos nas redes sociais, roubo, vandalismo, entre outras situações.
Em Beef, o que é curioso é as personagens serem de classe sociais e profissões distintas, mas não deixarem de ter comportamentos semelhantes. Ele é um empreiteiro fracassado, ela é uma empresária de sucesso insatisfeita. Estão ambos no limite.
O sul-coreano Lee Sung Jin, o criador da série, baseou-se num episódio pessoal, ocorrido em 2019, como conta numa entrevista ao The New York Times: “O sinal ficou verde e eu não avancei imediatamente. Um BMW X3 branco começou a buzinar como um louco, parou ao meu lado e [o motorista] disse-me uma série de palavrões”. Sung Ji confessa ter pensado em seguir o carro, para depois rematar: “Na verdade, eu não iria segui-lo; não sou assim tão corajoso.”
A interpretar as personagens principais está a atriz norte-americana Ali Wong e o ator sul-coreano Steven Yeun, conhecido pelo papel de Glenn na série The Walking Dead e de Jacob no filme Minari: Em Busca de Felicidade. Ambos já tinham trabalhado com Lee Sung Jin, na série de animação Tuca & Bertie.
O elenco conta ainda com o artista plástico David Choe (Isaac), autor das pinturas que acompanham o título de cada episódio, e Joseph Lee, no papel de George, o marido da protagonista.
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