O Catraio está de parabéns. E a festa do sétimo aniversário do bar pioneiro na cerveja artesanal no Porto vai além de uma noite de celebração, e prolonga-se até sábado, 5. “Estendemos o aniversário a toda semana para permitir que os clientes possam festejar em segurança e com todo o cuidado”, explica Ricardo Queirós que, com Bia Afonso, fez nascer, em 2015, o Catraio Craft Beer Shop. No alinhamento desta celebração está o lançamento de oito cervejas criadas para o aniversário nesta casa, além de jantares, cocktails e música com Djs. Depois da Catraio 7.0, feita pela alentejana Barona, da 7.1 criada pela Homebrewers e da 7.2 produzida pela Vandoma, ambas do Porto, nesta terça, 1, será a vez de a Burguesa lançar a Catraio 7.3, servida com churrasquinho da Ressaca, confecionado por Cuka Linck e Maria Valente.
Já na quarta, 2, será a vez da cervejeira Esmoriz Tough Love dar a conhecer a Catraio 7.4, acompanhada dos petiscos do projeto Goela, do chefe João Ribeiro. No dia seguinte, 3, a Wildery Brutal Blends mostrará a Catraio 7.5, com costelinhas fumadas na ementa, enquanto a bartender Lia Igreja dará conta dos cocktails. Já na sexta, 4, seguir-se-á o lançamento da Catraio 7.6, uma criação da cervejeira Abduction, com banda sonora de Dj Pin**** e Dj António Bandeiras.

A fechar as celebrações, no sábado, 5, será apresentada a última Catraio, produzida pela setubalense Ophiussa, com a música por conta do Dj Nuno Coelho e do Dj Punky Reggae Porto. “Todas estas cervejas são de pequeno lote e haverá mesmo uma edição especial e única, tal como aconteceu nos anos anteriores”, diz Ricardo Queirós. A estas juntam-se também duas sugestões especiais: a americana Other Half Brewing e a inglesa Cloudwater Beer.
Tal como um “catraio”, este primeiro bar dedicado apenas à cerveja artesanal também tem crescido. No ano passado, à esplanada de rua juntou um “beer garden” com diversos patamares no jardim das traseiras. E com ele surgiram as festas com Dj e as cozinhas temporárias, que deram a conhecer projetos gastronómicos do Porto. Todas as semanas há novidades, a alimentar o espírito de descoberta. “Temos este sentido de bairro, que nos leva a convidar artistas, chefes e Djs. É algo natural, até porque muitos são nossos clientes”, continua o responsável. Além do bar, o Catraio tem uma loja onde se poderão comprar as cervejas para provar em casa.
Catraio Craft Beer Shop > R. de Cedofeita, 256, Porto > T. 93 436 0070 > seg-qui 17h-24h, sex-sáb 17h-1h