1. WanderLust
Ainda que em período pandémico, a edição do WanderLust de 2020 juntou 200 pessoas a marcarem presença no relvado de Belém e mais de 50 mil a assistirem ao festival remotamente. Um ano depois, o WanderLust regressa este domingo, 26, ao Jardim da Torre de Belém, com uma programação recheada de atividades que promovem o bem-estar físico e mental.
Por volta das 10 horas, a apresentadora Fátima Lopes sobe ao palco para dar as boas-vindas a todos os participantes desta 5.ª edição, seguindo-se, ao longo de toda a manhã, um programa de triatlo mindful. O arranque deste ciclo dá-se com a grande novidade deste ano: 30 minutos de exercício físico de alta intensidade, a cargo dos personal trainers Zé Maria e Sara Veloso. Ainda durante a manhã, será possível relaxar com atividades de yoga (11h-12h15) e trinta minutos de meditação (12h20-12h50), sob a orientação das especialistas Rute Caldeira e Inês Gaya.
Da parte da tarde, a organização do Wanderlust preparou um programa de workshops e conferências, especialmente desenhados para estimularem o equilíbrio entre o corpo e a mente. Pelas 13h45, a nutricionista Mariana Abecassis vai estar à conversa com os participantes do festival sobre a importância de uma alimentação saudável na saúde física e emocional. Mais tarde, às 15h, a professora de ioga Filipa Veiga conduz a conversa e experiência sensorial sobre o Yoga das Plantas. No Garden Gourmet, a atriz Joana Duarte vai estar à frente de uma aula de Vin Yin Yoga, entre as 15h20 e as 16 horas, enquanto, pelas 16 horas, Marta Caras Lindas vai dar uma palestra de 30 minutos sobre Detox Natural. Jardim da Torre de Belém, Lisboa > 26 set, dom 8h30-18h > bilhetes a partir de €25, à venda aqui > programa completo na página de Facebook
2. Festival de Cinema BANFF
Começou em 1976 e, desde então, leva a países como Canadá, África do Sul, Nova Zelândia e Chile uma eclética e entusiasmante programação, que celebra as melhores histórias cinematográficas sobre ambiente, ecologia, aventura e desporto. Uma pandemia depois, o festival de cinema BANFF está de regresso a Portugal para a sua 2ª edição, num ano em que inova na localização, ao tomar lugar nos jardins do Heden, junto ao Terminal de Cruzeiros de LIsboa.
Este sábado, 25, pelas 18 horas, este hub criativo e de coworking lisboeta recebe um cartaz surpreendente, que conta com mais de uma dezena de filmes, escolhidos a dedo para fazerem as delícias a todos os amantes de desporto e adrenalina. Em destaque, estão Return to El Guayas (2020), realizado pelo norte-americano Ben Stookesberry, que conta a história de superação do paddler Rafa Ortiz e do kayaker Lane Jacobs na descida do Rio Guayas, um dos mais desafiantes na Colômbia; e Free as Can Be (2020), um documentário que relata a concretização do sonho de Jordan Cannos em escalar sem cordas a mítica montanha El Capitan (Yosemite, Califórnia) e a ajuda indispensável de Mark Hudon, velha lenda da escalada mundial, em todo o processo. Heden Santa Apolónia > Jardim do Tabaco, Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Santa Apolónia, Lisboa > 25 set, sáb 18h > €6,97 > www.banff.pt
3. Noite Europeia dos Investigadores
É já nesta sexta, 24, que a Noite Europeia dos Investigadores regressa ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, numa edição que procura alertar para os perigos das alterações climáticas e mostrar como é fácil adotarmos práticas de sustentabilidade e de respeito pelo meio-ambiente. Financiada pela Comissão Europeia, esta iniciativa pretende, através de conferências, workshops e visitas guiadas, aproximar a comunidade científica da sociedade em geral, criando um ambiente de discussão sobre o papel da ciência no presente e futuro da Humanidade.
Pelas 18 horas, o espetáculo Crasshh abre o programa, com objetos obsoletos a ganharem uma nova vida e a tornarem-se os instrumentos musicais que animam a sessão de inauguração. Entre as 19h e as 19h30, é no exterior do Pavilhão do Conhecimento que se vai poder estar à conversa com investigadores de diferentes áreas científicas, como o especialista em química João Canário, do Instituto Superior Técnico, e José Matos, perito em botânica, no âmbito do ciclo “2 para 1: Encontros Científicos”. Ao longo da noite, haverá ainda atividades para fazer em família, como o workshop “Toy Stories” (Oficina Dòing, uma sessão a cada hora, entre as 18h30 e as 23h30), onde se vai aprender como o simples ato de desmontar brinquedos pode contribuir para uma economia mais circular; e a exposição Sardinha em Lata (e outro lixo), que, às 18h30, na oficina Dòing, apresenta uma sardinha gigante para chamar a atenção para os perigos da sobrepesca desta espécie. Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva > Lg. José Mariano Gago, 1, Parque das Nações, Lisboa > T. 21 891 7100 > sex, 18h-00h > entrada livre > www.noitedosinvestigadores.org
4. Bairro em Festa
Depois de uma primeira parte ao ar livre durante os meses de verão, o Bairro em Festa regressa neste fim de semana, com uma programação de concertos, sessões de cinema, debates, exposições e jantares de comida do mundo no antigo Quartel da GNR, no Largo do Cabeço de Bola, adiada em julho devido às restrições pandémicas.
Esta sexta, 24, Salvador Sobral dá voz, pelas 18h30, ao concerto de músicas mexicanas Noche de Ronda, que contará ainda com nomes como Diogo Picão no saxofone e Francesco Valente no contrabaixo. No sábado, 25, por volta das 21 horas, Rita Neves sobe ao palco com Corpo Suspenso, uma interpretação baseada na experiência do pai da atriz na Guerra Colonial e que pretende revelar como os corpos do antigo soldado e da própria atriz se tornam lugares de memórias do tempo do conflito.
Ao longo de todo o fim de semana, e ao som de DJ nacionais, será ainda possível comprar livros, fotografias e ilustrações de artistas portugueses na Feira de Arte de Verão, a decorrer entre as 15 e as 23 horas. O coletivo Caquique’97 fecha o Bairro em Festa no domingo, 26, com um concerto que cruza o ritmo afrobeat da Nigéria com a tradição musical dos países lusófonos de África e do Brasil (18h30) e que conta com as vozes de Milton Gulli, Marisa Gulli e Tiago Romão. Antigo Quartel da GNR > Lg. Cabeço de Bola, Lisboa > 24-26 set, sex-dom 15h-23h > grátis, sujeito a reserva prévia em www.bairroemfesta.pt
5. Exposição Djuntu, de Luis Levy Lima
O nome é a maior pista que temos do que podemos esperar desta exposição: em crioulo cabo-verdiano, “djuntu” significa “unido” e são duas as coleções do pintor cabo-verdiano Luis Levy Lima que se aliam na sede do Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa. Definida pelo próprio como o seu maior projeto de sempre em nome próprio, a exposição Djuntu revela, pela primeira vez, os dez quadros que compõem a compilação Téra Lonji, patente no piso superior do edifício e produzida durante os longos meses em que o artista se viu afastado de Cabo Verde devido à pandemia. Já na segunda coleção em mostra, Músicos de Cabo Verde, o artista apresenta a sua maior e mais célebre coleção, constituída por 16 retratos de músicos cabo-verdianos e que estava à guarda do Hotel Pestana Trópico desde 2017. Centro Cultural de Cabo Verde > R. de São Bento 640, Lisboa > T. 21 018 7393 > até 17 out (Téra Lonji), até 17 dez (Músicos de Cabo Verde), seg-sex 10h-17h > grátis (limitado à lotação do espaço)