
Pintura Habitada (1974), de Helena Almeida, à esquerda (Mário Valente, Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado); Fotografia, do italiano Luigi Spina, à direita (Musei Capitolini Centrale Montemartini Roma)
1. POSTER Mostra, Lisboa
Começa neste sábado, 22, a quarta edição da mostra POSTER, em Marvila, que transforma, durante um mês, o bairro lisboeta numa galeria pública a céu aberto. Ali, podem apreciar-se trabalhos de fotografia, desenho, ilustração em posters impressos que vão estar nas paredes de alguns edifícios das ruas do Açúcar, Capitão Leitão, Pereira Henrique, entre outras artérias. De todas as obras, destaque para Pintura Habitada, da artista portuguesa Helena Almeida (1934-2018), numa parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. Entre os artistas convidados está o fotógrafo italiano Luigi Spina que se tem dedicado a registar a destruição progressiva de monumentos e esculturas; e Maria Vittoria Trovato, que chega igualmente de Itália, conhecida pelo seu trabalho sobre plataformas petrolíferas e navios de carga. Também as Guerrilla Girls, coletivo artístico formado em 1985, em Nova Iorque, por ativistas feministas, que tem exposto na Tate Modern, em Londres, e no Museu de Arte de São Paulo, no Brasil, marcam presença nesta edição do POSTER, que conta ainda com a participação de AkaCorleone, o designer português Desisto, o fotógrafo Arlindo Camacho (colaborador nas revistas VISÃO e Prima), os músicos David Fonseca e Hélio Morais (baterista das bandas Linda Martini e Paus) e os improváveis chefes de cozinha Diogo Noronha (restaurante Pesca) e Jos*, pseudónimo do mexicano Jose Fernando Rodriguez Garrido, da taqueria Pistola Y Corazon.
A inauguração da mostra, organizada pelo Departamento, faz-se às 14 e 30, com uma visita gratuita pelas ruas de Marvila, que termina na Fábrica Moderna (R. Pereira Henriques, 56), onde vai decorrer o MiniPoster, exposição com trabalhos das crianças da Obra do Ardina, e o Mercado Descarrilado. Na Rua Capitão Leitão, às 21 horas, está agendado o concerto de Vasco Ribeiro, na Cervejaria Dois Corvos, seguido do concerto dos Café Ena, na Cervejaria Lince. Às 22 e 30, o Casal Maravila (Éme e Moxila) sobe ao palco da Cervejaria Musa (Rua do Açúcar, 83) e, à mesma hora, no Bar Capitão Leitão (Rua Capitão Leitão, 5B) há DJ Set de Alejandro Steiner. Marvila, Lisboa > 22 jun-22 jul

No Amoreiras 360ª Panoramic View, há uma aula que assinala, nesta sexta, 21, o Dia Internacional do Ioga
2. Ioga no Amoreiras 360º Panoramic View, Lisboa
No 18.º piso das Amoreiras, no miradouro que permite ver a cidade a 360 graus, celebra-se esta sexta, 21, o Dia Internacional do Ioga. A data, escolhida e oficializada pela Organização das Nações Unidas, marca também o solstício de verão e a chegada dos dias quentes e longos. Para assinalar a ocasião, o Amoreiras 360º Panoramic View organiza, em parceria com a Casa Vinyasa – Ashtanga Yoga Shala, uma aula com a professora Isa Guitana Wong, entre as 10 e as 11 horas. Ali, exercita-se o corpo e mente com vista para o Castelo de São Jorge, o estuário do Tejo, Monsanto, Castelo de São Jorge, entre outros pontos de referência da cidade de Lisboa. A sessão tem uma lotação máxima de 45 pessoas e exige inscrição prévia. Amoreiras Shopping Center > Av. Eng. Duarte Pacheco, Lisboa > 21 jun, sex 10h-11h > grátis, mediante inscrição através do email info@casavinyasa.com, com os dados pessoais (nome, data de nascimento e e-mail)

O Arraial Lisboa Pride acontece este sábado, 22, no Terreiro do Paço, em Lisboa
3. Arraial Pride, Lisboa
Neste sábado, 22, o Terreiro do Paço recebe a 22.ª edição d’O Arraial Lisboa Pride, organizado pela Associação ILGA Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural). A festa, que celebra a igualdade e a valorização da comunidade LGBTI (lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo), faz-se com música, espetáculos de transformismo, entre outras iniciativas. Na maior praça lisboeta, haverá animação das 16 horas às 4 da madrugada, com um arraialito, pensado para as crianças, uma zona de bares e uma grande pista de dança. A dupla Rosa y Tigra e Lava Gull inaugura o palco (16h), seguindo-se o duo Igor Ribeiro e Marie Lopes (18h15), que partilham a mesma paixão por música étnica. Mais tarde, pelas 22 horas, o emblemático Finalmente Club, com quase 43 anos de existência, liderado por Deborah Krystall, apresenta Lugar às Novas, uma tradição no clube lisboeta, em que todas segundas-feiras é dada a oportunidade a novas estrelas. Os cabeças de cartaz do Arraial Pride deste ano são o brasileiro Johnny Hooker, que ali apresenta o seu segundo álbum Coração (24h), seguindo-se Pedro Coquenão, produtor de rádio e música, que assina o projeto Batida DJ e mistura ritmos da música angolana antiga com a música eletrónica moderna (1h15). Mas há mais para ver e dançar à beira-Tejo. Terreiro do Paço, Lisboa > 22 jun, sáb 16h-4h > grátis > informações em https://www.ilga-portugal.pt/lisboapride/

No Seixal, de 22 a 30 de junho, há desfiles e passeios em embarcações tradicionais do Tejo