![DT-V7-Seixal-48.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/13014097DT-V7-Seixal-48.jpg)
Da decoração do bar da Mundet Factory, instalado nos antigos refeitórios desta fábrica corticeira, destaca-se a balcão feito com o tapete rolante por onde passava a cortiça e uma instalação de rodas dentadas metálicas
Diana Tinoco
Estamos junto ao rio Tejo e o passeio leva-nos à Fábrica Mundet, um dos lugares de paragem obrigatória no Seixal. Inaugurada em 1917, chegou a contar com cerca de cinco mil funcionários, a maioria mulheres, e veio a tornar-se um dos maiores empregadores da região. Ana Carapeto, técnica do Ecomuseu Municipal do Seixal, explica-nos que a fábrica produziu cortiça durante 85 anos e que foi considerada a maior empresa do setor no País. Depois de se visitarem os edifícios das Caldeiras Babcock & Wilcox e das Caldeiras de Cozer, vale a pena sentar-se nos antigos refeitórios, transformados num bar e num restaurante com grandes janelas viradas para a baía do Seixal. Na primeira sala, chamam a atenção o balcão feito com o tapete rolante por onde passava a cortiça e uma instalação de rodas dentadas metálicas. As bases das mesas, onde assentam tábuas de madeira tosca, são as mesmas da época em que o refeitório se enchia de trabalhadores. A ementa é agora do chefe João Macedo, ex-Masterchef, que faz uma cozinha com influências do mundo, como se percebe na sua interpretação do peruano ceviche ou das gambas Kataifi, com molho tzatziki, da Grécia.
![DT-V7-Seixal-49.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/13014085DT-V7-Seixal-49.jpg)
No restaurante, provam-se os pratos assinados pelo chefe João Macedo, ex-Masterchef
Diana Tinoco
Para beber, há bons cocktails de autor: o Sand Bucket, feito com Bombay, Campari, puré de morango, papaia, maracujá e sumo de toranja (€7,50), e servido num original balde de praia. “É um dos mais tropicais e doces da lista”, diz o bartender Marco Antunes.
Mundet Factory > Lg. 1. º de Maio > T. 21 242 5840 > ter-qui 12h-1h, sex-sáb 12h-2h, dom 12h-18h