O Jardim das Estacas, em Lisboa, enche-se de famílias para participar nas atividades do Ao Ar Livre
José Frade
É em ambiente festivo que termina a temporada no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa. Este sábado, 16, entre as 15 e as 22 horas, celebra-se o encerramento da programação com a já tradicional festa Ao Ar Livre, dedicada às crianças e às suas famílias. No Jardim das Estacas, mesmo em frente ao teatro, haverá oficinas, performances e um concerto. “O Ao Ar Livre é um programa de uma tarde e início de noite. É, acima de tudo, um acontecimento especial. Queremos comemorar com a cidade, vizinhos, amigos, artistas e com quem nunca não nos veio ver. É uma forma de estarmos todos juntos”, diz Susana Menezes, responsável pela programação para crianças e jovens do Teatro Maria Matos.
Desenhar, colar, pintar, reciclar, aprender a recolher materiais no jardim (e a observá-los) e criar personagens improváveis são algumas das atividades programadas.De todas as propostas, destaca-se a instalação Monster Colours, uma colecção de 30 brinquedos-jogo, em madeira, com ilustrações do artista plástico Carlos Porta. “É um projeto que chega da Catalunha. São brinquedos interactivos, que têm como objetivo entreter e divertir”, descreve Susana Menezes. Em Músicas Surpreendentes, as Fonotecas das bibliotecas de Lisboa desafiam crianças e os adultos a escolherem, de um menu, a sua música preferida, entre melodias feitas só com um tom ou criadas com brinquedos, por exemplo. Uma visita guiada a uma micro galeria sobre rodas, para conhecer o trabalho dos artistas Pedro Pires e Ana Sofia Gonçalves, serve de convite para entrar na Roulote – Projetos Artísticos, que ali vai estar estacionada, entre as 15h e as 19 horas.
Ao longo do dia, os participantes vão ser surpreendidos com a passagem sorrateira de uma família de três girafas em tamanho real. A performance Girafas será apresentada pela companhia Xirriquiteula Teatre (entre as 16 e as 19 horas). Deixe-se também enrolar pela tira em malha elástica, com cerca de 10 metros, de Hugo Nóbrega, que andará a envolver o público que for encontrando no jardim (15h30, 16h30 e 18h30), na sua performance Elááássstica.
Por volta das 16 horas, todos serão convidados por Elisa Sartor, Irene Altieiri, Paolo Andreoni e Valentina Toscano, o quarteto italiano dos Mani in Pasta (coletivo culinário itinerante), para os ajudar a preparar o jantar (à base de massas) que depois será servido entre as 18 e 30 e as 20 horas. “Não há festa sem uma boa refeição”, garante Susana Menezes. Às 17 horas, deixe-se a cozinha instalada na Rua Bulhão Pato entregue aos Mani in Pasta, para se assistir ao concerto É P’ra Meninos. Durante 40 minutos, o músico B Fachada cantará as músicas que escreveu para os mais pequenos, num concerto que já apresentou, em 2011, na sala principal do Teatro Municipal Maria Matos. Mas, desta vez, haverá mantas para nos sentarmos ou mesmo nos deitarmos a ouvi-lo.
A seguir ao jantar, entre as 20 e as 22 horas, a festa estará a cargo do radialista e dj Pedro Ramos. A ideia é que as crianças (mas os adultos também podem…) dancem ao som de músicas como I Like to Dance, dos Yo Gabba Gabba!, ou I Get Around, dos The Beach Boys. E depois da festa….Boas férias!
Ao Ar Livre >Jardim das Estacas, Lisboa > 16 jul, sáb 15h-22h > grátis