Este álbum duplo assume estatuto de património, pelo modo como dá a conhecer a intimidade artística de Amália Rodrigues. O primeiro disco reúne momentos de estúdio, enquanto o segundo, gravado em casa, testemunha uma faceta criativa mais privada, revelando um trabalho de quase co-composição com Alain Oulman.
As gravações, realizadas entre 1970 e 1971, foram reunidas por Frederico Santiago, o investigador musical responsável pela coleção integral da artista, sendo posteriormente restauradas por Pedro Félix, coordenador do Arquivo Nacional do Som.
Entre algumas novidades, como a desconhecida Com Vossa Licença, que Alain Oulman compôs sobre o poema Objeto, de Ary dos Santos, Ensaios é também “uma prova da total liberdade e falta de preconceitos políticos de Amália Rodrigues”, percetível pelos autores cantados – Manuel Alegre, Ary dos Santos ou Armindo Rodrigues, que, como estas gravações demonstram, já estavam a ser trabalhados muito antes do 25 de Abril de 1974. Trata-se de um momento raro, poucas vezes registado e muito menos ouvido pelos fãs, que habitualmente só conhecem o produto final.