Há que descer por uma estrada de curvas e de contracurvas para se chegar ao Aqua Village Health Resort & Spa, em Caldas de São Paulo, no vale de Penalva de Alva. Neste ziguezague que serpenteia a montanha, aprecia-se a paisagem ainda marcada pelos incêndios que, no ano passado, lavraram por estas terras, deixando-as quase sem vegetação. Já lá em baixo, ficamos a saber, por Francisco Cruz, que o hotel de cinco estrelas ficou intacto, embora o proprietário tenha fechado portas durante algum tempo. “Este projeto foi pensado na A1, entre Lisboa e Oliveira de Hospital”, recorda o professor de artes visuais, nascido há 56 anos na aldeia vizinha de Santo António do Alva. “Queria ter uma atividade para quando me aposentasse”, continua. E assim foi. Começou com um pequeno hotel, há 14 anos, mas não hesitou quando lhe surgiu a oportunidade de comprar a propriedade de quatro hectares, onde está, há dois anos, o Aqua Village, distinguido recentemente com vários prémios nos Haute Grandeur Global Excellence Awards, no Dubai, entre os quais o de Melhor Resort de Luxo para Famílias da Europa.
O hotel distribui-se por 30 apartamentos, com sala e cozinha, que diferem pela sua tipologia (T1, T2 e 1 suíte/moradia), pela banheira de hidromassagem na varanda e pela vista para o rio Alva. Na hora de escolher, fica o conselho: com este frio, é um luxo estar dentro de uma banheira com água quente borbulhante, a ouvir os sons da Natureza. É na zona à beira-rio, entre choupos, que estão duas enormes estruturas suspensas, em fibra de vidro e revestidas, por dentro, a cortiça. Nas gotas, assim lhe chamam, fazem-se dois tipos de massagens (de 60 ou de 90 minutos), com ou sem esfoliação, usando o mel da região. A sala de cinema também pode ser uma alternativa em dias da chuva e, para as crianças, há um Kids Club, com jogos de tabuleiro, um insuflável e brinquedos.
Além da piscina termal hidrodinâmica, o hotel tem duas estruturas em forma de gota – nas quais são feitas massagens à base de mel da região. No restaurante Roots, privilegia-se os produtos da região e os vinhos do Dão
Passando às áreas comuns, faça-se uma primeira paragem no bar, junto à piscina exterior, para se provarem os novos cocktails, com e sem álcool, e o menu de petiscos, agora mais completo. Também a ementa do restaurante Roots foi renovada, continuando a privilegiar-se os produtos da região. Nas entradas, creme de cogumelos shitake – um caldo cremoso que se serve quente, ideal para os dias mais frios; nos pratos principais, açorda de camarão, bacalhau cozinhado a baixa temperatura, com puré de aipo, couve-lombarda, tomate confitado e presunto desidratado, e naco da vazia com cuscuz de chouriço e puré de milho.
Nesta “aldeia dentro da aldeia”, como lhe chama Francisco Cruz, a água está por todo o lado e não é só paisagem. Brota quente, carregada de benefícios terapêuticos, e é com ela que se enche a piscina termal hidrodinâmica do spa, onde há também sauna, banho turco, duche de contraste e salas de tratamento, com novas massagens lançadas recentemente, como a Magia dos Seixos, que à magia das mãos junta pedras vulcânicas aquecidas – promete libertar o stresse e relaxar o corpo, e, podemos garantir, confirma-se.
Aqua Village Health Resort & Spa > Av. Principal, 1, Caldas de São Paulo, Oliveira do Hospital > T. 238 249 040 > a partir €120 (semana), €180 (fim de semana)