À entrada da nova loja da Rua Nova da Piedade, na zona de São Bento, uma mesa de madeira dá as boas-vindas em português. Uma seleção de produtos Castelbel divide esta primeira sala com flores e plantas provenientes de um produtor nacional. A contrastar com o chão de cimento de estilo industrial, há tapetes do México e do Peru de cores vibrantes. A partir daqui entramos num mundo de inspiração marcadamente nórdica. Há cerâmicas da Raawii, marca dinamarquesa produzida em Portugal, peluches da Oyoy, móveis de madeira e palhinha da 101 Copenhagen e várias peças da Firm Living e da Madam Stoltz.
A Marquise é um projeto da Mobler, loja de decoração vintage na mesma rua. “Queríamos ter um espaço dedicado a uma decoração mais rústica, industrial e contemporânea”, refere a responsável, Cristiana Vieira. À decoração e às flores juntou-se uma parceria com a padaria Isco que trouxe, para a Marquise, o pão de fermentação lenta de Paulo Sebastião. Nas traseiras, um bar com paredes pintadas num millennial pink efeito escovado é inundado pela luz que entra através de uma marquise de ferro e vidro. No balcão de mármore virado para o pátio, nas mesas de madeira ou mesmo lá fora, à sombra de um caramanchão decorado com gambiarras, pode-se trabalhar ou tomar o pequeno-almoço. Além do pão, a Isco trouxe a pastelaria nórdica, chás, cafés, sumos naturais, vinho, cerveja artesanal e almoços leves.
As sugestões de almoço mudam todos os dias. Normalmente, são compostas por uma sopa acompanhada de croutons ou pão torrado, por pâtés e rillettes para comer com torradas e salada ou por fatias de quiche e tostas de salmão fumado. Tudo é servido em pratos, taças e chávenas de uma linha exclusiva criada por Diana Medina (A La Pata) para a Marquise, a qual se pode comprar. De resto, pode comprar o que ali existe, das cadeiras do bar aos candeeiros do teto e às plantas do jardim.
Marquise > R. Nova da Piedade, 35, Lisboa > T. 965 396 982 > ter-sáb 10h-19h