Uma zona lounge com lareira, bar e um gira-discos antigo, onde é possível pôr a tocar vinis, é coisa pouco habitual numa loja de vestuário e acessórios masculinos. A não ser que esta seja a nova casa da Labrador, na zona das Amoreiras, em Lisboa: 150 metros quadrados de área, com sala, zona de alfaiataria aberta aos olhares e com serviço à medida. “Queríamos renovar a imagem e contar uma história, sem perder a essência, clássica e intemporal. É uma loja de experiências, vamos ter iniciativas culturais, de conversas a concertos de jazz, tudo para que os clientes se sintam em casa”, explica José Luís Pinto Basto, 29 anos, CEO da Labrador e responsável por esta mudança.
O projeto ganhou forma pelas mãos de Joana Astolfi, que se inspirou nas linhas do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright. “Era a melhor pessoa para desenhar esta loja”, afirma José Luís Pinto Basto. O trabalho artesanal e de manufatura nota-se nos pormenores, como as ripas de madeira de iroko que forram as paredes ou os objetos do espólio da marca, em destaque nos armários e nas prateleiras que mostram as coleções, da casual à de cerimónia, até agora ausentes das lojas.
A Labrador foi adquirida em 2013 pelo pai de José Luís, depois de um processo de insolvência. Daí para cá, a marca renovou-se. “Inovámos ao nível do produto, enaltecemos a alfaiataria [há um alfaiate e uma costureira em cada loja] e demos ainda mais ênfase ao facto de ser uma marca portuguesa, acrescentando a assinatura Proudly Made in Portugal”, conta José Luís.
Agora, há fatos e camisas de corte justo, ao gosto da geração mais jovem, e malhas com novas cores e modelos (de gola, por exemplo). Os clientes podem fazer um fato 100% personalizado, da lapela aos botões, com os melhores tecidos italianos e ingleses, tornando-se uma peça única e diferenciada. “Recebi o meu primeiro fato aos 16 anos; era uma peça do meu pai, da Labrador”, recorda José Luís, que nunca pensou que o seu futuro passasse pela marca que vinha naquela etiqueta.
Labrador > Espaço Amoreiras > Av. D. João V, 24, Lisboa > T. 91 468 4161 > seg-sáb 10h-19h30, dom 10h-18h