Na nova loja da Latitid, no Porto, destacam-se as madeiras claras e a verga, a fazer lembrar os bares de praia
Lucilia Monteiro
A designer Marta Fonseca, 29 anos, já anda à volta dos tecidos e dos desenhos dos modelos para a coleção do próximo ano da Latitid, a marca que lançou no mercado em 2013, em conjunto com a irmã, Inês, e a tia Fernanda Santos. O ateliê da Latitid – o nome vem das palavras latitude e atitude – funciona, agora, no piso de baixo da loja que acaba de abrir no Porto, numa das ruas da Foz Velha, o bairro onde a marca nasceu e onde já tinha um showroom. É a segunda loja da Latitid – a primeira fica na Embaixada, no Príncipe Real, em Lisboa, e, durante o verão, funciona uma pop up na Casa da Cultura da Comporta. Mas esta, confessa Marta, “é mais sentimental, por ser no Porto”.
Formada em design de moda pela ESAD – Escola Superior de Arte e Design, desde cedo que Marta Fonseca deixava as amigas encantadas com os fatos de banho que desenhava para si mesma. “Na altura, só havia marcas brasileiras, era tudo muito clássico”, recorda. O cuidado na escolha dos detalhes e dos tecidos – alguns com toques aveludados, outros de lycra texturada – serão talvez as razões para a legião de fãs da Latitid, admite. Mas não só, diremos nós. Também os cortes assimétricos, os pormenores nas alças, os laços, os estampados ou os coordenados entre biquínis e fatos de banho (a partir €90) que, curiosamente, têm sido os best-sellers, “tanto para adolescentes de 15 anos, como para senhoras de 60”, conta-nos Marta.
A coleção deste verão leva-nos até à ilha de Capri, em Itália, onde a designer esteve no ano passado. “Cada coleção é inspirada numa cidade cosmopolita. Tento trazer esses sítios através das cores ou dos estampados. Estes lembram a vegetação de Capri, os azulejos, os gelados de Itália”, aponta. Para o ano – e além dos vestidos, macacões e bolsas –, a Latitid deverá apostar na roupa e toalhas de praia. O tema mantém- -se, ainda, em segredo, mas, pela primeira vez, a inspiração chegará de uma cidade fora da Europa, revelam.
A internacionalização é um dos objetivos, admite a irmã, Inês Fonseca, responsável pela gestão. No entanto, agora, são as lojas que lhes ocupam toda a atenção – sobretudo, a da Foz Velha, claro, o mais novo elemento da família.
Lucilia Monteiro
Latitid > R. Senhora da Luz, 81, Porto > seg-sex 10h30-19h30, sáb 10h30-15h, 16h-19h30