Somos atraídos pela sombra dos jardins e pela vista sobre o rio Douro, à chegada ao Palacete Silva Monteiro, onde se encontra a Casa do Vinho Verde (sede da CVRVV, a comissão de viticultura daquela região, desde 1944). Será, no entanto, junto do carrinho de gelados que iremos sentir toda a frescura daquele território. “Pegámos nas quatro castas mais emblemáticas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e apurámos o sabor em formato de sorvete”, começa por dizer o chefe António Vieira.
Os sorvetes, feitos a partir de uvas de Alvarinho, Avesso, Loureiro e Vinhão, podem ser apreciados, aos fins de semana, nas diferentes atividades organizadas pela comissão de viticultura, como, por exemplo, o ciclo Cinema na Vinha (até setembro), as provas de vinho e as visitas guiadas ao Palacete Silva Monteiro.
Ainda que os gelados com álcool não sejam uma novidade para o chefe dos restaurantes Wish e UVA by Cálem, esta é a primeira vez que se dedica ao perfil dos verdes. “Foi necessário adaptar receitas, acertar os ingredientes, testar a cremosidade e o açúcar”, afirma. Aromáticos, frescos e leves, os quatro sorvetes resultam de um desafio lançado, em maio, por Dora Simões, presidente da CVRVV, num almoço da Confraria das Tripas, no Porto.
Embora esteja mais ligado à cozinha, António Vieira detém também duas marcas de fabrico artesanal de gelados: a Wine On Ice (sorvetes de teor alcoólico) e a Segreti do Chef (gelados de sabor clássico). Estas mais recentes criações, servidas em pequenas taças de loiça, a lembrar a malga do Vinhão, mostram intensidade e sabores distintos. Do cítrico Alvarinho ao perfumado Loureiro, passando pelo aveludado Avesso, chega-se ao Vinhão de sabor intenso e aromático, cheio de frutos vermelhos.
Depois das primeiras experiências com vinho do Porto, aguardente e gin, António Vieira propõe outra forma de provar as castas com as quais são feitos os vinhos verdes – sem nada a camuflar-lhes o sabor. “Como são à base de água e açúcar, sente-se tudo o que é usado”, garante. É caso para dizer-se: vai uma bola de vinho verde?
Casa do Vinho Verde > R. da Restauração, 318, Porto > T. 22 607 7300 > sáb 14h30-18h30 > €3 (1 bola), €5 (inclui a taça) > marcação em vinhoverde.pt