Ingredientes (8 pessoas)
3 litros caldo de peixe
Carne das cabeças de peixe, usadas para caldo
1 cebola grande fatiada
5 dentes de alho fatiados
1 pimento vermelho descascado, em fatias
3 tomates pelados e sem sementes, em pedaços
5 batatas, descascadas e em cubos
1 alho-francês fatiado (a parte branca)
1 colher de sopa concentrado de tomate
1 molhinho de salsa
1 molhinho de coentros, separando os talos das folhas
Sumo de meio limão
Azeite q.b.
Sal q.b.
Preparação
Num tacho bem quente, refogue os talos de coentros picados num fio de azeite. Junte a cebola, o alho-francês e os alhos, e deixe que cozinhem até amolecer. Adicione o pimento, mexa bem e acrescente o sumo de limão.
Junte o tomate e o puré de tomate e mexa bem até que parte do líquido tenha evaporado. Adicione a batata e acrescente caldo suficiente para cobrir os legumes. Reduza o lume, tape e deixe que coza.
Triture a base da sopa até obter um creme bem aveludado − se necessário, acresça um pouco mais de caldo.
Junte o peixe desfiado, os coentros, a salsa picada e envolva bem. Sirva com pão torrado bem crocante e polvilhe com mais ervas frescas.

Autora de receitas e fotógrafa de comida, Teresa Cameira estreia-se em O Livro do Peixe (Arena, 128 págs., €15,70) com receitas descomplicadas em que o peixe do nosso mar é o ingrediente principal. Apaixonada por cozinha desde pequena, criou em 2013 o blog A Cozinha da Ovelha Negra, e o que era um escape tornou-se um rumo. Depois de workshops e iniciativas gastronómicas, Teresa Cameira ensina como todos podem cozinhar peixe em receitas acessíveis e saborosas, às quais junta os acompanhamentos adequados.