Em ano de pandemia, face às restrições e com o calendário anual de festas cancelado, os municípios das Beiras e Serra da Estrela unem-se para levar o melhor da região a todo o País. A viagem faz-se em formato digital, partindo de Seia e continuando em Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso. A temporada em torno do queijo da Serra terá duração prolongada e envolve mais de cem produtores em venda online. O périplo pelos diversos concelhos beirões começa neste sábado, 13, com o município de Seia a estrear-se na Feira do Queijo da Serra da Estrela online através da plataforma DOTT.
Depois da abertura em Seia, seguir-se-á a realização digital da tradicional Exposerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, em Gouveia, com um mercado virtual de queijos também instalado na mesma plataforma. Além do queijo, feito a partir de leite cru de ovelha de raça Bordaleira da serra da Estrela ou Churra Mondegueira, flor de cardo e sal, a iniciativa permitirá promover a produção endógena e o artesanato local. Este mercado online ficará disponível por um período de seis meses, de 20 de fevereiro até 21 de agosto.

A 28 de fevereiro, entrará em cena o município de Celorico da Beira com a Feira do Queijo Digital, onde encontrará uma loja online, dedicada em exclusivo à produção local do Queijo Serra da Estrela, com mais de vinte produtores. Paralelamente, e durante um mês, até 28 de março, poderá assistir-se a um programa de workshops, showcooking e conversas com chefes de cozinha. “É um esforço coletivo, para valorizar aquilo que temos de bom”, diz Tiago Silva, o coordenador da Feira do Queijo. Pela primeira vez, a autarquia recorre à tecnologia para chegar a casa das pessoas, sem deixar de lado as tradições. “É muito mais do que a produção de queijo, são as pessoas, a identidade desta região, e as suas rotinas que têm de ser preservadas”, acrescenta.
Já a autarquia de Trancoso irá promover o queijo Serra da Estrela na feira online do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, marcada para os fins de semana de 27 e 28 de fevereiro, e 6 e 7 de março. A fechar, em Fornos de Algodres, durante todo o mês de março, a autarquia irá destacar os Queijos DOP (Denominação de Origem Protegida) da serra da Estrela através da plataforma O Bom Sabor da Serra. Uma experiência sensorial que permitirá não só afagar o pelo denso das ovelhas, recriar as barulhentas festas das aldeias ou sentir os aromas da serra. Além de queijo, com tempos de cura diferenciados, encontrará o azeite para molhar o pão, os vinhos e o mel. O queijo serra da Estrela celebra-se e vende-se à distância, contudo, produtores e consumidores agradecem.
Feira do Queijo da Serra da Estrela de Seia > 13-28 fev > dott.pt/pt/campaign/feira-do-queijo-serra-da-estrela-seia
Exposerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, Gouveia > 20 fev-21 ago > dott.pt
Feira do Queijo Digital de Celorico da Beira > 28 fev-28 mar > feiradoqueijo.cm-celoricodabeira.pt)
Feira do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, Trancoso > 27-28 fev, 6-7 mar> www.cm-trancoso.pt
Feira Queijo da Serra da Estrela, Fornos de Algodres > 1-31 mar > https://obomsabordaserra.pt/