“Os pickles e o chucrute são alimentos fermentados que agem como probióticos, protegendo o nosso intestino. O ideal é fazer pickles caseiros. Escolhe os teus vegetais preferidos e segue esta receita. E tem atenção aos rótulos quando compras no supermercado, porque muita da oferta está cheia de açúcar e químicos.” Isabel Silva
Ingredientes
2 nabos (200 g)
7 rabanetes (70 g)
3 colheres de sopa de vinagre de sidra
1 colher de sopa de xarope de agave
2 colheres de sopa de sal
1/2 chávena de água
Preparação
Comece por lavar os nabos e os rabanetes.
Retire o topo e a base de cada um e corte-os em rodelas finas (com uma faca ou mandolina). Disponha as rodelas num frasco com fecho hermético.
Num copo, combine os restantes ingredientes e verta o líquido para o frasco hermético, por cima dos rabanetes, que deverão ficar submersos.
Feche o frasco e coloque-o num local escuro a fermentar por 3 dias. No fim deste período, os pickles estão prontos a consumir.
Devem ser conservados no frigorífico e consumidos dentro de 2 a 6 semanas.
Aos 32 anos, Isabel Silva começou a sentir dificuldade em gerir o tempo e o stresse, a ter momentos de ansiedade. Foi preciso parar e refletir. O livro Eu Sei Como Ser Feliz (Manuscrito, 192 págs., €18,50) é o resultado desta sua transformação. Uma maior consciência de si, do seu corpo e da sua mente, da forma como encara o desporto, a alimentação saudável e saborosa e a sua pegada ecológica no mundo. Antes já tinha publicado dois livros, O Meu Plano do Bem (2017) e A Comida Que Me Faz Brilhar (2018), ambos editados pela Manuscrito. A apresentadora de televisão tem também um blogue, I Am Isabel Silva, com mais de meio milhão de seguidores no Instagram.