O vinho Azul de Ventozelo Tinto 2016, produzido na Quinta do Ventozelo, no Douro Superior, é a sugestão do enólogo José Manuel Sousa Soares, para beber em casa.
Na Quinta de Ventozelo, na margem esquerda do Douro, destaca-se a vista sobre o rio, as vinhas desenhadas na paisagem e o azul das portas dos armazéns desta quinta de 1840, que a Gran Cruz, a maior empresa exportadora de vinho do Porto, adquiriu, em 2014. Atualmente, a par da produção de vinho, conta ainda com um hotel de quatro estrelas e um centro de interpretação.
É também a tonalidade azul que dá nome ao vinho sugerido pelo enólogo José Manuel Sousa Soares. Feito a partir de três castas nobres da região – Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz -, o Azul de Ventozelo Tinto 2016 assume-se como um vinho fresco, com aroma a frutos vermelhos frescos, muito equilibrado e com final frutado muito agradável. Ideal para acompanhar com assados, preferencialmente carnes bem preparadas e condimentadas.
José Manuel Sousa Soares, é engenheiro agrónomo e diretor de enologia do grupo Gan Cruz (que detém a C. da Silva, a Porto Cruz e a Quinta de Ventozelo). Foi nomeado para a Junta Consultiva do IVDP (Instituto do Vinho do Porto) em 2000 e, em 2016, assumiu o lugar de coordenador. Em 2014, foi escolhido Enólogo do Ano, na categoria de Vinhos Generosos.

Azul de Ventozelo Douro 2016 > €4,99