
O restaurante Toca da Raposa é um dos melhores da região, com uma cozinha que se baseia nos produtos locais
Vamos pelo Douro adentro, na estrada do Pinhão a São João da Pesqueira, com os olhos presos àquela paisagem sem igual, entre vales e vinhas, e o pensamento fixo num nome: Toca da Raposa. Fácil de localizar, à beira da estrada, em Ervedosa do Douro, numa casa branca com barra de pedra, elemento que também forra as paredes interiores e caracteriza o espaço, a par das madeiras e da garrafeira, o restaurante é um dos melhores da região. A cozinha baseia-se nos produtos locais, que Maria da Graça conhece, respeita e valoriza com tanto talento como bom gosto, e que a filha, Rosário, leva à mesa com requinte.
A ementa é extensa e abre da melhor maneira com os “sabores da azenha”: pão torrado, azeite e queijo de cabra em azeite – três mimos. Depois, há que saborear a alheira, que é feita na casa com mais carne (na verdade, uma mistura de carnes) do que pão e gordura, e que pode ser simplesmente grelhada, com ovos mexidos ou com grelos, no tempo deles. Outra entrada a não perder, quando há (novembro a janeiro, conforme o tempo), é o “gasalho” (cogumelo silvestre mais conhecido por tortulho) na brasa com flor de sal e um fio de azeite – outro mimo.
Os pratos principais são muitos e bons. Destacam-se, nos peixes, o bacalhau no pão, que é assado na brasa, lascado, limpo de peles e espinhas, envolvido com batatas grelos, broa e azeite, dourado no forno e servido no pão; os milhos de bacalhau, tudo envolvido – o bacalhau em pedacinhos e o milho finamente moído – com textura, sabor e apresentação surpreendentes, a acompanhar um ótimo filete de bacalhau frito com farinha de milho (os milhos bem preparados podem ser um prato de eleição, como este e outros que aqui se fazem com carne, enchidos e míscaros, entre outros ingredientes); e o polvo na brasa ou no forno, sempre tenro e saboroso.
Nas carnes, o prato mais emblemático é o cabrito na brasa, acompanhado com batatas e couve troncha, mas a meada de cabrito, antigo prato dos casamentos, que é um estufado delicioso com a carne tão macia como a massa, o ensopado de javali, outro estufado de categoria, e o arroz de salpicão com arroz de feijão, que parece rústico e surpreende com a integração perfeita do fumado de um com a cremosidade do outro, também merecem nota alta.
Excelente doçaria, destacando-se o bolo borrachão com Porto muito velho, o pudim de vinho fino e a tarte de amêndoa e chila, entre outros mais comuns. Grande garrafeira com serviço exemplar de vinho a copo.

O restaurante Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro, é um dos melhores da região, com uma cozinha que se baseia nos produtos locais
Toca da Raposa > R. da Praça, 72-A, Ervedosa do Douro > T. 254 423 466 e 961 586 199 > ter-qua 12h-21h30, qui-sáb 12h-22h, dom 12h-16h30 (convém reservar) > €27,50 (preço médio)