![JCC Restaurante Faroleiro 09.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9557689JCC-Restaurante-Faroleiro-09.jpg)
José Carlos Carvalho
Regresso a um dos mais antigos e consistentes restaurantes da Estrada do Guincho, onde o panorama é um regalo para a vista e a gastronomia, baseada em mariscos e peixes, satisfaz plenamente o paladar. Bem localizado, diante do Forte da Crismina, perto da praia do Guincho, tem instalações confortáveis, ambiente acolhedor, produtos de elevada qualidade e serviço muito simpático.
A ementa é extensa e dá natural destaque aos mariscos, que vêm de viveiros próprios, e aos peixes, também fresquíssimos. Os mariscos predominam nas entradas, em especial as amêijoas ao natural e à Bulhão Pato (das legítimas, carnudas e saborosas), os perceves e o camarão da costa, e também enriquecem os pratos principais com o excelente arroz de marisco (com gambas, sapateira, lagosta e amêijoas, estas a enfeitar), as açordas e os caris de gambas e de lagosta, entre outros.
Nos peixes destaca-se o robalo no sal, no pão e na grelha, sendo também dignos de apreço a dourada, a garoupa, o cherne, o rodovalho, o salmonete e outros grelhados e, ainda, o pregado frito com açorda de ovas e o arroz de tamboril com gambas. Nas carnes há igualmente propostas sérias, como o Chateaubriand, o tornedó e o cabrito à padeiro. A cozinha faz o que lhe compete: respeita o produto. Doçaria habitual, tendo também o seu ex-libris: farófias.
O Faroleiro > Estrada do Guincho, Cascais > T. 21 487 0225 e 91 024 6714 > seg-dom 12h30-23h > €45 (preço médio)