Uma salada proteica, de rápida digestão. Serve como prato principal para uma dieta vegan ou como acompanhamento de um bife grelhado.
Ingredientes (2 pessoas)
Salada
1 chávena de quinoa
1 abacate
½ chávena de ervilhas
cozidas
8 folhas de hortelã
½ maçã
pistácios picados q.b.
Maionese de coentros
50 g de coentros
1 dente de alho
sumo de de limão
1 c. (sopa) de iogurte grego
1 c. (sopa) de ricota
sal, pimenta e azeite q.b.
Preparação
A quinoa deve ser bem lavada em água corrente antes de ser cozinhada. Para 1 chávena de quinoa, junte 2 de água, tempere com sal e deixe cozinhar em lume médio durante uns 15 minutos (como faz com o arroz).
Comece por fazer a maionese num robô de cozinha. Triture todos os ingredientes e retifique os temperos (mais sal, mais ou menos limão, mais ou menos iogurte).
Sirva a quinoa com o abacate, as ervilhas previamente cozinhadas em água e sal, a maçã, a hortelã e uns pistácios crocantes. Regue com a maionese.
Comida de Verão – Sabores para o Ano Inteiro, de Rita Malvar (Manuscrito, 232 pág., €16,11)
São fáceis de confecionar (e de transportar, se for caso disso), saudáveis e leves estas receitas de Rita Malvar, autora do blogue Rita’s Messy Kitchen e da revista trimestral online com o mesmo nome. Contam-se mais de 100, divididas entre pequeno-almoço, almoço ligeiro (sopas frias, saladas, sandochas e marmitas saudáveis), lanches e snacks, jantaradas (petiscos, churrascadas), sunsets (bebidas com e sem álcool) e doces.