Nas últimas edições, os vídeos de promoção da Feira de Fumeiro e Presunto de Barroso, em Montalegre, tornaram-se virais, com a adaptação de letras de músicas de sucesso internacional à temática das chouriças, salpicões e alheiras. Um apontamento humorístico que contribuiu para o sucesso alcançado pela iniciativa, que o ano passado recebeu cerca de 100 mil visitantes. De quinta, 21, até domingo, 24, decorre a 25ª edição da feira, numa organização partilhada pela câmara municipal e pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã.
O recinto terá 90 expositores, maioritariamente de produtores de fumeiro, mas também de pão, mel, doces, compotas, ervas aromáticas e licores. Haverá um espaço exterior, a Tenda dos Petiscos, para degustar alguns produtos e onde chefes de cozinha farão workshops e apresentações à volta do fumeiro.
Mais recente é a mostra Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro, na 11ª edição, uma iniciativa da EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, em parceria com o Município de Chaves. Marcada para os dias 29 a 31 de janeiro, conta com 76 expositores que terão à venda, para além dos enchidos de confeção artesanal, o famoso presunto, os pastéis e o folar de Chaves, assim como artesanato regional. Este ano, para além da animação por grupos tradicionais, haverá um roteiro cultural e gastronómico pela cidade e um passeio todo o terreno pelas paisagens flavienses.
Em fevereiro, dias 4 a 7, outra montra do mundo rural instala-se na Feira do Fumeiro de Vinhais, na 36ª edição. Os produtos são todos certificados e com proteção comunitária (Indicação Geográfica Protegida), já que são feitos apenas com carne de porco bísaro: salpicão, chouriça, alheira, butelo, presunto, chouriça doce e azeda. Uma conquista da câmara municipal de Vinhais (organizadora da feira, juntamente com a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara), que durante anos lutou pela preservação e distinção desta raça autóctone. A feira terá cerca de 250 expositores, 65 só dedicados ao fumeiro, entre unidades industriais, cozinhas regionais licenciadas e produtores individuais. Na zona gourmet reúne-se o fumeiro mais requintado, licores, compotas, vinhos, mel e doçaria variada, juntando-se ainda um pavilhão só dedicado ao artesanato. A julgar pelas edições anteriores, esta vila transmontana também não escapará às enchentes de visitantes.
Feira de Fumeiro e Presunto de Barroso > 21-24 jan, qui 16h-20h, sex, dom 10h-20h, sáb 10h-21h
Sabores de Chaves > 29-31 jan, sex 14h30-23h, sáb 10h-23h, dom 10h-20h
Feira do Fumeiro de Vinhais > 4-7 fev, qui 14h-19h, sex-sáb 10h-20h, dom 10h-19h