Ingredientes (4 a 6 pessoas)
Para o recheio
450 g de cogumelos, uma mistura de castanhos, branco e shitake
1 talo de aipo
1 alho-francês
4 cenouras
1 beterraba
1 cebola
4 alhos
250 ml de vinho tinto
2 folhas de louro
3 raminhos de tomilho
azeite
sal marinho integral
pimenta preta moída na hora
Para a polenta
200 g de polenta
850 ml de caldo de vegetais ou água
1 colher de sopa de azeite
sal marinho integral
pimenta preta moída na hora
Modo de preparação
Para o recheio
Começar por preparar todos os vegetais. Picar a cebola, os alhos e o aipo e cortar em rodelas finas o alho-francês. Cortar os cogumelos ao meio ou em quartos dependendo do tamanho. Cortar as cenouras em rodelas e a beterraba cubos. Numa panela grande aquecer um fio de azeite e refogar a cebola com o alho e o aipo, o louro e o tomilho por uns minutos, até a cebola começar a ficar transparente. Acrescentar os alhos franceses, envolver e cozinhar por cinco minutos. Acrescentar os cogumelos e cozinhar entre 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar agora as cenouras e a beterraba, misturar e acrescentar o vinho. Temperar com sal e pimenta e deixar levantar fervura. Baixar o lume e deixar apurar entre 20 a 25 minutos.
Para a polenta
Numa panela aquecer o caldo de legumes ou a água com uma pitada de sal e pimenta preta. Quando estiver a ferver, juntar a polenta mexendo sempre. Reduzir o lume e cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até obter um puré espesso e macio. Se ficar demasiado espessa, acrescentar um pouco de caldo de vegetais ou água. Acrescentar o azeite e envolver.
Para o empadão
Pôr o recheio numa travessa de forno e cobrir com a polenta. Levar ao forno pré-aquecido, e assar por 30 minutos a 180 graus, até a polenta ficar bem douradinha. Servir quente com verduras escaldadas.