Em 2010 a casa de vinho do Porto Ramos Pinto, fundada em 1880, comemora os seus 130 anos. No século XXI a empresa produz também vinhos DOC Douro e Regionais Durienses, desde que em 1990 passou a integrar o grupo de Champagne Louis Roederer, e João Nicolau de Almeida a ocupar-se da direção enológica da empresa. A cada vindima que passa verifica-se que os vinhos são cada vez melhores, porque a viticultura é cuidada de forma exemplar e a enologia praticada com todo o rigor técnico.
E os vinhos surgem assim excecionais:
Duas Quintas Douro 2009 ***** O melhor vinho branco dos últimos anos com a chancela da Ramos Pinto. Castas: Viosinho, Rabigato e Arinto, trio perfeito para a harmonia e a frescura que nele encontramos.
Duas Quintas Douro Reserva 2009 ****/***** As mesmas castas do vinho anterior, mas fermentadas em barricas de carvalho francês onde estagiou sobre borras fi nas. Um estilo diferente com menos exuberância aromática e de fruta que o branco vinificado em cubas inox a temperatura controlada.
Bons Ares Regional Duriense 2009 ***** Um branco moderno cada vez mais bem afi nado vindima após vindima. O Sauvignon Blanc associado a castas brancas tradicionais do Douro sobressai com muita delicadeza de aromas e sabores frutados.
Duas Quintas Douro 2008 ***** Tal como sucedeu com a colheita anterior este tinto apresentou-se com excecional qualidade. A Tinta Roriz, a Touriga Nacional e a Touriga Franca asseguram a estrutura de um grande vinho tinto a preço moderado.
Ramos Pinto Porto Vintage 2007 ***** À altura do 2004, um dos melhores Vintages da Ramos Pinto neste século.
Quinta da Ervamoira Porto 10 anos ***** Um belo Porto 10 anos nascido de uvas da Quinta da Ervamoira. Exemplares: a sua beleza no aspeto visual e a sua frescura nos sabores a frutos secos.
Ramos Pinto Porto White ***** As castas Viosinho, Rabigato, Arinto e Cédega dão corpo e alma a este Porto branco muito agradável para o verão.