Há cerca de quatro anos, um australiano foi ao médico de família e as análises de rotina revelaram que tinha falta de vitamina B no sangue. O médico aconselhou-o a tomar um suplemento de 50mg desta vitamina. O problema: 50mg é uma dose muito maior do que a recomendação padrão (1,7mg) para homens com mais de 50 anos e, além disso, este suplemento não era a única fonte de B6 na alimentação do homem: O multivitamínico que também tomava tinha outros tantos miligramas, a que se juntava ainda um suplemento de magnésio que continha… isso mesmo – B6. Para ajudar, os cereais que consumia ao pequeno-almoço também eram enriquecidos com esta vitamina.
O homem, de 86 anos, era ativo e vivia de forma independente, até que a filha notou uma perda de forças nas pernas, levando-o ao hospital para ver do que se tratava. “Levámo-lo a todo o tipo de especialistas. Ele foi visto por vários neurologistas, fez ressonâncias magnéticas, fez tomografias computorizadas, tudo o que se podia imaginar para investigar o porquê de estar a perder a sua mobilidade”, contou a filha, Alison Taylor, à ABC Radio Melbourne.
Depois de nove semanas de internamento, um médico verificou os níveis de vitamina B6 no sangue do paciente e o resultado foi surpreendente: “[Os níveis] estavam foram dos gráficos.” O excesso desta vitamina pode causar muitos riscos para a saúde, como a danificação dos nervos (neuropatia), diabetes, cancro, deficiências nutricionais e dormência nos pés e nas pernas.
Há cerca de seis semanas no hospital a recuperar, o pai de Alison está a fazer fisioterapia intensiva para ajudar a reconstruir a forças dos seus músculos. A filha espera que o pai recupere a mobilidade – pelo menos a ponto de deixar a cadeira de rodas – em seis meses, à medida que os níveis de vitamina B6 voltem ao normal.
Jessica Danaher, cientista nutricional e nutricionista do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, afirma que o excesso de B6 é raro, dado que geralmente é eliminado pelo corpo na forma de urina. Contudo, o nível tóxico pode ser atingido pela toma de suplementos a longo prazo.