Portugal tem uma das mais ricas biodiversidades da Europa, uma consequência feliz do relativo desenvolvimento tardio do País e uma dádiva dos Pirenéus, que mantiveram a Península Ibérica relativamente isolada.
As áreas protegidas portuguesas refletem essa riqueza, e também a enorme diversidade dentro do próprio território continental de norte a sul, do Gerês à ria Formosa, temos ecossistemas únicos e distintos.
Era, por isso, incontornável que a VISÃO dedicasse uma das suas edições anuais “Verdes” aos parques naturais. Na próxima semana, será esse um dos assuntos principais da sétima VISÃO VERDE, com um extenso dossiê que permitirá ao leitor explorar das mais diversas formas as principais áreas protegidas do nosso território: 19 percursos para ficar a conhecer, por dentro, o que de melhor os nossos parques naturais têm para oferecer.
Conheça outros cinco temas e áreas que fazem da próxima edição uma revista obrigatória para os defensores da natureza, mas também para todos os que querem conhecer melhor Portugal.
1 – Desafios do clima Com a emergência da crise económica, muitas das preocupações relativas ao ambiente e às alterações climáticas ficaram, de forma natural, num segundo plano. No entanto, está na hora de voltar a avaliar os desafios que se colocam ao planeta e, acima de tudo, ao nosso modo de vida. Muitos dos cenários futuristas das mudanças do clima já se começam a fazer sentir. E mais depressa do que pensávamos.
2 – Cascatas únicas País com uma grande diversidade de rios e ribeiras, a geografia de Portugal “esconde” algumas quedas de água de enorme beleza. Através das fotos de Luís Quinta, um dos mais reputados fotógrafos de natureza portugueses, descubra as dez mais belas cascatas que podem ser observadas no nosso território incluindo Açores e Madeira.
3 – O ambiente vende Há quem defenda que o ambiente pode ser o caminho principal para vencer a crise. Descubra pequenos e grandes negócios verdes, que explicam como o êxito económico pode andar ligado à defesa do meio ambiente. E como até os fundos de investimento apostam cada vez mais nos negócios verdes porque dão dinheiro!
4 – Entrevista a Carlos Pimenta Com a sua providencial inquietação, o atual presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável escalpeliza o mercado da energia português, defende a aposta nas renováveis, rejeita o nuclear e condena as políticas de ordenamento do território dos últimos anos incluindo as realizadas por governos do seu partido.
5 – Opinião influente Na próxima edição da VISÃO, o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, assina um artigo com a sua visão sobre os desafios e oportunidades que se abrem a Portugal em matéria de ambiente. Nesta edição, a habitual secção de Ensaio terá o contributo de outra “assinatura” prestigiada na área do ambiente e do desenvolvimento sustentável: o nosso colunista Viriato Soromenho-Marques.