Mário Mouraz, de 25 anos, acordou na Índia e decidiu procurar um lugar sossegado para tomar um pequeno-almoço tradicional. Com ajuda de um guia turístico, encontrou um lugar aparentemente “escondido” que estava afinal… cheio de turistas.
Evitar as grandes atrações e mostrar aos turistas os verdadeiros segredos da cidade, locais genuínos e baratos que fazem parte do dia-a-dia dos locais, é a ideia por trás do novo site “Travel With Mario” (Viajar com Mário).
“São guias pessoais”, conta Mário à VISÃO, “baseados nas minhas experiências em viagem e incluindo dicas e recomendações pessoais acerca de coisas que só um local poderia saber ou conhecer.”
Para já, estão disponíveis para download no site os guias de Lisboa, Barcelona e Londres, cidades onde Mário já viveu, mas estão prometidos para breve roteiros de mais cidades, entre as 35 que já visitou.
Os guias incluem ainda mapas interativos, links diretos para reservar hotéis e informações sobre a cultura local, gastronomia, música, eventos, previsões meteorológicas, transportes, descontos, preços e horários de abertura, sem esquecer os segredos da cidade.
O objetivo é tornar a viagem mais produtiva e descomplicada. Cada guia preenche três dias com um plano completo do que fazer e ver ao longo do dia, experiencias diversificadas que incluem locais normalmente esquecidos pelos itinerários tradicionais.
“Todos os turistas viajam com dispositivos móveis e há Wi-Fi em todas as cidades”, explica Mário, pelo que descarregar um roteiro digital para o smartphone ou tablet é uma boa forma de evitar andar carregado com os livros que Mário apelida de “guias maçudos”.
Com apenas algumas semanas de vida, o site tem tido um feedback positivo. Por enquanto, inglês é o único idioma disponível mas dentro de um mês vai ser possível aceder ao site em chinês.
Os guias custam entre €8,99 e €18,99 mas durante o lançamento da página na Internet, até 12 de março, poderão ser descarregados sem qualquer custo (para tal basta escolher o guia pretendido, selecionar a opção “Free” e escrever “0€” no carrinho de compras.)