São sete ‒ BYD Sealion 7, Citroën C3, Cupra Terramar, Dacia Duster, Kia EV3, Peugeot 3008 e Renault 5, por ordem alfabética – os modelos finalistas da edição de 2025 do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal.
A escolha foi feita por um júri, composto por um total de 18 jurados de vários órgãos de comunicação nacional, entre os quais a VISÃO, que avaliou, ao todo, 72 automóveis inscritos para as oito categorias que compõem este evento, 43 veículos dos quais elegíveis para o principal troféu de Carro do Ano.
Um destes sete será o sucessor do BYD Seal, o grande vencedor da edição do ano passado. Além do principal troféu, irão ser ainda votados os veículos para as seguintes categorias: Citadino, Design, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido Plug-in, SUV Compacto e Grande SUV.
Os resultados finais serão conhecidos no dia 11 de março, dia em que também será atribuído o Prémio Inovação e Tecnologia, no qual os jurados irão apreciar um conjunto de desenvolvimentos tecnológicos ou dispositivos inovadores, e igualmente será eleita a Personalidade do Ano, decisão que fica a cargo da organização do evento.

BYD Sealion 7
É o sétimo veículo 100% elétrico lançado pela marca chinesa na Europa. Trata-se de um SUV do segmento D, que, na Europa, pelo menos por agora, será comercializado apenas com a versão 100% elétrica.
Está disponível com duas configurações de bateria, uma de 82,5 kWh e outra de 91,3 kWh. No primeiro caso, com apenas tração traseira e uma potência de 313 cavalos, a autonomia atinge os 482 km. Já a segunda versão surge com dois motores, um em cada eixo, que, conjugados, conseguem debitar uma potência de 530 cavalos e percorrer 502 km com uma só carga. O preço começa nos 47 990 euros e estende-se aos 56 500 euros para a versão mais potente.

Citroën C3
Estamos perante a quarta geração do modelo mais vendido da marca francesa. Um citadino ágil e versátil que apresenta opções para quase todo o tipo de necessidades do comum dos condutores portugueses. A sua gama inclui um motor térmico a gasolina, um híbrido e duas versões elétricas com diferentes autonomias. No mercado, já está o ëC3, com uma bateria de 44 kWh, capaz de percorrer até 320 km, e, ainda este ano, será lançada a versão de 19 900 euros, com uma bateria de menor capacidade e uma autonomia de 200 km.
É um dos modelos que mais se aproxima da tão desejada democratização do carro elétrico, como forma de acelerar a transição para a nova mobilidade.

Cupra Terramar
É uma aposta da Cupra num crossover mais vocacionado para as famílias, sem perder o cariz desportivo que tem orientado esta marca. Com umas linhas robustas e dinâmicas, o Terramar chega a Portugal com duas motorizações distintas, ambas equipadas com o motor 1,5 litros a gasolina. A primeira dispõe de um sistema mild hybrid, capaz de debitar 150 cavalos, enquanto o híbrido plug-in está dotado de um motor elétrico mais potente que consegue disponibilizar um total de 272 cavalos. A sua autonomia em modo exclusivamente elétrico é de 121 km, graças à bateria de 19,7 kWh. Quanto a preços, o mild hybrid está disponível por 43 218 euros, enquanto o PHEV ascende aos 56 635 euros.

Dacia Duster
Estamos perante um modelo que tem vindo a conquistar as preferências dos portugueses desde 2010, o ano em que foi lançado, graças ao seu compromisso na oferta de um veículo moderno com um preço acessível à grande maioria dos condutores.
A terceira geração está agora mais sofisticada, robusta e com um design atraente. Oferece opções de motorização bi-fuel ‒ gasolina e GPL ‒, mild hybrid (tração a duas ou quatro rodas) e um full hybrid.
O preço começa nos 19 350 euros para o bi-fuel e nos 27 200 euros para o full hybrid. Já os mild hybrid situam-se nos 22 300 euros para a versão com tração a duas rodas e nos 25 750 euros para o 4×4.

Kia EV3
O seu habitáculo espaçoso, quer nos bancos da frente quer nos de trás, prático e funcional é um dos destaques do novo SUV compacto da marca coreana. Com um design muito próximo do seu irmão mais velho, o EV9, este modelo da Kia é um veículo moderno e ousado, com bons argumentos para o segmento onde irá disputar o seu lugar no mercado.
Disponível com apenas um motor montado no eixo frontal, consegue uma potência de 204 cavalos. Já em termos de autonomia, pode optar-se por uma de duas baterias, a de 58,3 kWh ou a de 81,4 kWh, que permitem circular, com apenas uma carga, 436 km ou 605 km, respetivamente. O seu preço começa nos 39 900 euros.

Peugeot 3008
Mexer num dos veículos com mais sucesso desta marca do Grupo Stellantis pode não ter sido tarefa fácil, mas o resultado foi bem conseguido. O novo Peugeot 3008 assenta numa nova plataforma, concebida para modelos elétricos, que também possibilita a utilização de outras motorizações, o que permite estender a gama a um híbrido de 136 cavalos, um PHEV de 195 cavalos e dois elétricos. Nestes últimos, a opção pode recair sobre a bateria de 73 kWh, capaz de percorrer 526 km, ou a de 97 kWh, que permite uma autonomia de 684 km. Os preços começam nos 37 800 euros, para o híbrido e estendem-se até aos 55 800 euros para o elétrico com a bateria de maior capacidade.

Renault 5
Ir buscar inspiração ao passado para conquistar o mercado de futuro foi a estratégia da Renault ao lançar o seu novo trunfo nesta corrida da transição para a mobilidade elétrica. O novo Renault 5 tem como grandes atrativos o design, o preço e o comportamento dinâmico. Mas não só. A marca gaulesa aproveitou o lançamento para mostrar ao mercado o seu mais recente assistente de apoio ao condutor, o Reno, uma espécie de avatar bastante intuitivo, tornando-o um dos veículos tecnologicamente mais avançados dentro do seu segmento.
Disponível com a bateria de 52 kWh, o Renault 5 chega com uma autonomia de 410 km e um preço a começar nos 27 500 euros