Hoje temos para si uma fantástica receita de sonhos de cenoura. Chefe Paulo, conte aqui às pessoas lá em casa, qual é o segredo dos seus sonhos?”
E Sónia a pensar que, se calhar, desta vez o Gusto não volta. O Gusto, às vezes, dá-lhe estas trovoadas na cabeça e bate com a porta, sai de casa a dizer palavrões e a dar palmadas no peito, a confirmar que o maço de cigarros está no bolso da camisa, bate a porta com força, dá lá as suas voltinhas
“Nestas receitas antigas de doçaria portuguesa, o segredo é usar banha de porco, mas se só tiver manteiga em casa, também serve. Eu prefiro usar banha”
Mas acaba sempre por voltar. Ou porque os palavrões acabaram, ou porque os cigarros acabaram, ou porque lhe deu a fome, ou porque lhe deu o sono, mas volta, e volta manso, a olhar para o chão, como quem diz “desculpa”
“Amplificador auditivo grátis, ligue grátis 800 500 510”
E lá se vai deitar, tem sido sempre assim, mas ontem não apareceu, a Sónia a pensar que nem pregou olho, logo ela, que tem nome que é antónimo de insónia, e que, honra lhe seja feita, tem feito jus ao nome, dorme sempre como uma pedra, desta vez claro que não dormiu, já estão a dar os programas da manhã
“Calcitrin Rapid, o suplemento mais vendido em Portugal para a manutenção de ossos normais”
E a Sónia, de dez em dez segundos, a avivar o telemóvel com um golpe rápido e automático de polegar oponível, e nada, nenhuma mensagem, chamada, nada, que é do Gusto?
“Homicídio em Lagos – mulher mata marido com dois tiros de caçadeira”
Olha, eu aqui sem saber do meu e esta, pumba
“Vá à MultiOpticas e obtenha um desconto do valor da sua idade”
Eu era menos 47 euros, meu Deus, ainda falta tanto
“Desinfete as mãos antes de entrar no elevador. Proteja-se a si e aos outros”
“Ouça agora a canção que lidera a tabela de preferências dos nossos ouvintes, com o patrocínio da Cofidis, watermelon sugar high, watermelon sugar high”
E os golpes de polegar cada vez mais rápidos, mais automáticos, as outras buzinas a ralhar em coro, onde é que se tira a senha para o parque, este é dos sem senha, ainda bem
“Compre aqui os melhores vinhos ao melhor preço”
Como é que se chama o vinho de que o Gusto gosta, aquele barato, Quinta de quê?
“É só mesmo o vinho, senhora? Tem cartão de cliente? Deseja fornecer os seus dados para receber o nosso cartão em casa e usufruir de descontos de gasolina?”
“Desinfete as mãos antes de entrar no elevador. Proteja-se a si e aos outros”
Porcaria do telemóvel, ainda nem são horas do almoço e já quase sem bateria, porcaria da máscara que cheira a cigarro
“Aumentam os casos diários e os óbitos por Covid em toda a Europa. Saiba tudo no Jornal da Tarde”
E o som do televisor emudecendo gradualmente, pauzinho a pauzinho, o pivô a falar para as couves e Sónia já está com uma mão a abrir, uma a uma, as gavetas da cozinha e a outra, polegar oponível em movimentos ágeis e automáticos, a abrir a aplicação do YouTube
“How to open a bottle of wine”
(Crónica publicada na VISÃO 1450 de 17 de dezembro)