O Clube Aventura e as Organizações Aventura foram fundados por José Megre e Pedro Villas-Boas em 1985, na sequência da sua participação como piloto e co-piloto, num UMM PRV, 2,9 litros a gasolina (cerca de 290 cavalos), na 6ª edição do Rallye Paris-Alger-Dakar 1984.
Pedro Villas-Boas e Rui Cardoso preparam agora um regresso ao passado, já no próximo fim-de-semana (sexta e sábado), na 30ª edição do Portalegre 500.
Um dos principais objetivos desta dupla de amigos é reviver os grandes momentos vividos com o Zé Megre, o Clube e as Organizações Aventura, e a UMM. Será certamente uma participação mais simbólica do que competitiva tendo, nomeadamente, em conta tratar-se de um UMM histórico. A organização da prova é agora do ACP – Automóvel Clube de Portugal.
O UMM Alter II Protótipo – CQ-69-90 – participou há 30 anos na 9ª edição do Rallye Paris-Alger-Dakar
(1986-87), numa colaboração entre o Clube Aventura e a UMM . Pilotaram-no Pedro Villas-Boas e José Oliveira Monteiro. Na mesma prova participou um carro UMM gémeo, o CQ-69-91, pilotado pelo Tucha e pelo Luís Lourenço, nomes bem conhecidos do TT em Portugal. Foi o primeiro Alter Turbo a ser fabricado pela UMM em Portugal, tendo servido de base para os futuros UMM Alter II e o UMM Troféu.
Foi equipado com um motor Indenor de 2.500 cc turbo, a gasóleo, com cerca de 110 CV, direcção
assistida, travões de disco nas rodas da frente e 2 amortecedores por roda. Foi preparado nas Oficinas da UMM em Queluz,lideradas por Pedro Cortês, tendo sido entregue a Pedro Villas-Boas por Manuel Batista a Silva em finais de 1986.
Além de ter participado no Dakar 1987 teve depois uma longa vida ligada à competição TT. Em 2003 ainda corria nas 24 horas TT de Fronteira. Finalmente em 2009 foi encontrado num sucateiro por Pedro Silva (Peters Tumble). Que num trabalho de muito amor e dedicação o recuperou para o seu estado original.