A primeira vez que vi passar um Morgan 3 Wheller ao meu lado, nas ruas de Lisboa, fiquei surpreendido! Que automóvel será aquele? Lembro-me de pensar para os meus botões! Estava longe de imaginar que passados poucos meses seria desafiado a conduzir este bólide que na aparência mistura o look de um automóvel clássico sofisticado com a radicalidade de um “fast car” do filme Mad Max.
A Morgan anunciou pela primeira vez o lançamento do 3 Wheeler na edição de 2011 do Salão Automóvel de Genebra. O motor V-Twin by Harley Davidson debita um “roncar” que coloca qualquer um em sentido. A caixa de cinco velocidades tem origem no Mazda MX-5. É uma caixa de relações curtas, como convém, fácil utilizar. O Morgan 3 Wheeler não tem ABS, nem controlo de tração. Temos de contar sempre com algum espaço adicional para travar, os travões de disco aquecem com alguma facilidade. Ao largar a embraiagem de forma mais repentina a roda traseira patina imediatamente, apesar de a reação ser fácil de controlar, é preciso força de braços para manobrar este roadster de três rodas.
Nunca fui tão fotografado, filmado, partilhado…
Se não gosta de dar nas vistas o Morgan 3 Wheeler não é para si! Nunca fui tão fotografado, filmado, partilhado nas redes sociais. Uma coisa é certa, jamais irei esquecer a adrenalina e as sensações únicas de conduzir este bólide ultra-exclusivo.
Interior requintado e exclusivo
O Morgan 3 Wheeler é um dois lugares. Na traseira encontramos um pequeno “porta-bagagens” com espaço para guardar uma mochila e a lona de protecção que aconselhamos a usar sempre que o roadster fique estacionado em locais longe do nosso alcance. Alguns abusadores chegaram mesmo a tentar entrar no Morgan, sem a nossa autorização, para tirar fotografias.
O interior é relativamente confortável. É certo que não existe rádio, nem ligação Bluetooth para o smartphone, é verdade que necessário comer um bife para virar o volante nas curvas mais apertadas. Mas jamais irei esquecer o passeio que fiz ao final da tarde pelas estradas de Sintra e do Guincho.
O motor com 1983 centímetros cúbicos tem uma potência máxima de 85 CV e um binário máximo de 140 Nm. Para pegar o bloco V2 temos de colocar em ponto morto, tirar os pés dos pedais e carregar apenas no botão da ignição situado no tablier. Este Morgan é poderoso no arranque (os números oficiais indicam 6 segundos dos 0 aos 100 km/h) e uma velocidade máxima de 185 km/h. O chassis tubular combinado com a carroçaria com estrutura de madeira forrada em chapa de alumínio tem um peso de aproximado de meia tonelada. Muito sinceramente, a velocidade e o poder de aceleração não são, neste caso, o que mais fica na memória. Ao volante do 3 Wheeler a adrenalina de conduzir bem junto ao solo, a sensação de condução pura, a liberdade de cabelo ao vento, ficam na memória.
Sempre que dei boleia a alguém preocupei-me em avisar que os tubos de escape laterais estavam a ferver para evitar queimaduras graves. O depósito da gasolina sem chumbo tem uma capacidade de 42 litros mas os algarismos digitais que indicavam a autonomia estavam em constante mutação. A minha estratégia foi ter sempre algum combustível a mais para evitar sobressaltos. O consumo combinado anunciado pela Morgan é de 9,3 litros para percorrer 100 kms.
O Morgan 3 Wheeler que vê nas imagens custa os 49 500 euros. Alguns amigos afirmaram que era um brinquedo giro e que não se importavam de o ter na garagem. No meu caso, a experiência foi inesquecível, jamais esquecerei os cinco dias de condução ao volante deste autêntico objeto exclusivo de desejo. Pode encontrar mais informação sobre a Morgan em Portugal através da página oficial no Facebook.