Numa entrevista com o CEO do Facebook Mark Zuckerberg e o responsável do WhatsApp Will Cathcart ao WABetaInfo foi possível perceber algumas das novidades que estão para chegar ao WhatsApp. Apesar de não haver datas confirmadas, conseguimos perceber um pouco melhor qual a estratégia que o serviço está a seguir para os utilizadores.
Os rumores já circulavam há muito, mas os dois executivos confirmam agora que a funcionalidade de multi-dispositivo vai começar a ser testada nos próximos meses. Com esta alteração, os utilizadores passam a poder usar a sua conta de WhatsApp em quatro aparelhos ao mesmo tempo.
Por outro lado, a plataforma vai estrear a funcionalidade de visualização única, ou seja, as mensagens que forem enviadas desta forma desaparecem após terem sido vistas pelo destinatário. Em terceiro lugar, o serviço vai permitir ativar o modo de desaparecimento das mensagens para todos os chats em que o utilizador esteja. Atualmente, o utilizador só consegue ativar esta opção para as mensagens, definindo o tempo de expiração das mesmas. No futuro, vai ser possível configurar a opção nas conversas de grupo.
Will Cathcart não quis alongar-se sobre o suporte ao iPad, mas confirma que existe essa possibilidade ao abrigo da capacidade multi-dispositivo. Zuckerberg destacou que, apesar de a conta poder ser usada em quatro aparelhos, a encriptação segura ponto-a-ponto vai manter-se: “É um grande desafio tecnológico conseguir que todas as mensagens e conteúdos se sincronizem corretamente em todos os dispositivos quando ficam sem bateria, mas resolvemos isto e estamos ansiosos por começar os testes”.
Outras novidades que não saíram da esfera dos rumores ainda passam pela proteção das cópias de segurança encriptadas com palavras-chave e a transferência destes arquivos entre iOS e Android.