Apesar dos esforços da Apple em manter a sua loja de aplicações para iOS limpa de programas considerados ofensivos ou maliciosos, a verdade é que a App Store não é completamente impenetrável.
A CNet indica que foi descoberta uma worm pelo utilizador “deesto”, que mencionou o problema num fórum da Apple. Segundo ele, depois de descarregar a aplicação “Instaquotes Quotes Cards for Instagram” a partir do iTunes, o programa de antivírus ClamXav indicou que o ficheiro continha o malware “Worm.VB-900”.
Este malware é também identificado por vários outros programas de segurança, e data de 2009 pelo que é uma ameaça relativamente pequena. Por outro lado, a worm não representa qualquer risco para os utilizadores de iOS e OS X, dado que só funciona em Windows.
Esta não é a primeira aplicação com malware que consegue passar pelo crivo avaliativo da Apple. No início do ano, a Kaspersky Lab descobriu que a app “Find & Call” era um malware que se dedicava a recolher dados dos utilizadores. A empresa reagiu prontamente, e deverá fazer o mesmo com esta nova ameaça.
Entretanto, é aconselhável que os utilizadores da App Store se mantenham longe da app Instaquotes Quotes Cards for Instagram