A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, fez uma publicação na qual mostra como vai ser possível aos utilizadores enviarem mensagens a partir das suas plataformas (WhatsApp e Facebook Messenger) para plataformas mensagens de outras empresas. Esta é uma das obrigatoriedades impostas pelo Regulamento dos Mercados Digitais na União Europeia, mas a empresa afirma ter ido mais além “do que as funcionalidades básicas exigidas para a troca de mensagens em interoperabilidade”. Os utilizadores vão ter acesso também a funcionalidades como reações, respostas diretas, indicação de que estão a escrever e recibos de leitura.
A Meta explica que os utilizadores vão poder receber todas as mensagens na mesma caixa de entrada ou escolher manter as caixas separadas. Por outro lado, vai ser possível criar grupos com utilizadores noutras plataformas já em 2025 e, em 2027, chega o suporte para chamadas de voz e de vídeo entre diferentes serviços.
No âmbito desta abertura, os utilizadores de WhatsApp e Messenger vão poder enviar mensagens para o Telegram, Signal, iMessage, Google Messages e outras, explica o The Verge. Numa perspetiva técnica, a Meta vai ter de disponibilizar o Protocolo Signal para garantir a privacidade das mensagens trocadas entre diferentes plataformas.
Leia aqui a explicação que a Meta publicou.