A Figure, startup especializada em robótica e que conta com o apoio da OpenAI, apresentou a segunda geração do seu robô humanoide bípede, o F.02. Este novo modelo foi construído com base num exoesqueleto com cablagem integrada e consegue gerar 50 Nm de torque ao nível dos ombros e 150 Nm na anca e no joelho. Embora o F.02 esteja a ser usado para realizar tarefas repetitivas numa fábrica, a Figure prevê que os robôs concebidos para funcionarem como mordomos pessoais podem estar perto fazer a sua estreia.
No F.02 há seis câmaras RGB em torno da cabeça que garantem uma visão de 360 graus, a bateria de 2,25 kWh é capaz de proporcionar uma autonomia de até 20 horas e as mãos produzem força equivalente à humana e apresentam 16 graus de liberdade, noticia o Digital Trends.
Veja o robô F.02 no vídeo
Para permitir uma comunicação mais direta com os humanos, há um microfone e colunas integradas, sendo que o robô usa modelos de Inteligência Artificial desenvolvidos em conjunto com a OpenAI. O robô recorre também a um modelo de linguagem visual, semelhante ao Gemini, para perceber melhor os sinais visuais e agir com base nessa informação.
A Figure já tinha o Figure 01, o modelo anterior, em testes na fábrica da BMW na Carolina do Sul, onde estão empregadas 11 mil pessoas. Nesta fase, as tarefas passam muito por mover caixas de peças de um lado para outro na fábrica e espera-se que dentro de dois anos comecem a trabalhar com mais operações no armazém.