Em junho, a Marvel tinha revelado planos para lançar tokens digitais não fungíveis (NFT) através do mercado VeVe e anuncia agora que, no fim de semana, vão chegar os primeiros tokens neste formato: esculturas digitais 3D do Homem-Aranha que serão vendidas por 40 a 400 dólares, cerca de 33 e 340 euros ao câmbio atual.
A partir de 7 de agosto, colecionadores e investidores vão poder escolher de entre cinco diferentes versões do Homem-Aranha, com os volumes disponíveis em cada patamar de preço a diminuírem, à medida que o preço sobe. Por exemplo, o Amazing Spider-Man NFT vai estar disponível para 32 mil compradores, enquanto o raro Ultimate Animated Spider-Man NFT só vai chegar às mil unidades.
A VeVe está a apelidar agosto de ‘Mês Marvel’ antecipando que há mais itens da marca a chegar ao mercado sob a forma de NFT. Sabe-se que entre os próximos artigos estão cinco versões de Marvel Comics #1, um livro de banda desenhada (BD) de 1939 que estreou o Tocha Humana. A versão digital NFT deste comic vai custar 6,99 dólares, cerca de seis euros, em formato caixa mistério (blind box). A seguir chega uma série do Capitão América, sob a forma de figuras digitais das principais personagens, que custam 13 dólares cada, o equivalente a 11 euros.
Esta parceria marca a estreia oficial da Marvel neste segmento do mercado, mas em 2018 uma personagem da Marvel já tinha aparecido em NFT sob a forma de posters digitais. Na altura, Deadpool 2 figurou no produto comercializado pela 20th Century Fox e pela Atom Tickets.
O mercado dos tokens não-fungíveis já rendeu mais de 2,5 mil milhões de dólares em transações só no primeiro semestre do ano.