A Auchan Retail Portugal e a tecnológica lusa Trax estabeleceram uma parceria que visa implementar soluções autónomas de monitorização online das lojas para melhorar o serviço ao cliente e aumentar a produtividade. O primeiro projeto passa por testar um robô, pioneiro em Portugal, desenvolvido pela alemã MetraLabs, nos corredores do supermercado Auchan em Alfragide.
O TASC, de Tecnologia ao Serviço do Cliente, passeia de forma livre e autónoma pela loja e recolhe informação três vezes por dia, convertendo-a depois em relatórios com métricas através da visão computacional e tecnologia de IoT (Internet of Things). Os dados são comunicados em tempo real às equipas da loja para que estas possam reagir, repondo produtos e colocando etiquetas de preço em falta e ajustando o espaço em prateleira, explica o comunicado de imprensa.
Numa segunda fase, as duas empresas vão mapear toda a loja, de forma a facilitar a recolha de produtos para encomendas online e até fornecer um mapa interativo aos clientes, indicando a localização de cada artigo no estabelecimento. Em 2021, o projeto deve estender-se a 34 lojas da cadeia Auchan.
Com a introdução de robôs autónomos, a Auchan pretende melhorar a produtividade nas lojas, otimizar a cadeia de abastecimento e libertar os colaboradores para se focarem mais na melhoria de experiência do cliente.