O projeto Signal está concluído: depois de um ano de trabalho, as equipas de programadores do Instituto de Informática da Segurança Social (IISS) terminaram o desenvolvimento de uma plataforma de análise de padrões em grandes volumes de dados, que está apta a apurar diferentes indicadores contabilísticos e financeiros, mas também pode ser usada para lançar alertas sobre padrões suspeitos de fraude. O IISS admite que, até ao final do ano, a nova plataforma comece a ser usada a título oficial na produção de relatórios úteis para a gestão dos organismos dependentes da Segurança Social.
A ferramenta, que foi desenvolvida com componentes open-source, permite lançar pesquisas de informação a repositórios de dados, cruzando diferentes indicadores, procedimentos ou ficheiros, independentemente de estarem ou não estruturados.
Os responsáveis do IISS admitem ainda que a ferramenta tanto pode ser usada para apurar padrões em repositórios de dados internos, como para lançar pesquisas a bases de dados externas à Segurança Social. O que significa que, no limite, esta ferramenta de big data tem capacidade para analisar a informação que empresas e diferentes beneficiários da Segurança Social colocam nas redes sociais, blogues ou sites dispersos pela Internet – mas esta é, por enquanto, uma hipótese possível apenas do ponto de vista técnico, que nunca foi posta em prática.
A ferramenta já foi testada com dois tipos de “queries”, que seguem de perto as coordenadas fornecidas pelos peritos da Segurança Social no que toca à deteção de padrões suspeitos. Os responsáveis do IISS não fornecem muitos dados sobre essas “queries”, que serviram apenas para confirmar a ferramenta a capacidade da nova ferramenta.
O IISS reitera que a ferramenta só começará a ser usada no apoio à gestão da Segurança Social depois de garantida a aprovação da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), e de serem aplicadas as recomendações que, eventualmente, venham a ser emitidas quanto ao que pode ou não ser pesquisado.
Saiba mais sobre este tema e outras novidades do setor das tecnologias na Exame Informática 245, que acaba de chegar às bancas do País.