A Ericsson domina o mercado das redes 4G e tem contratos com os dez maiores operadores de mercado. A empresa considera assim que a «sem a tecnologia LTE e as invenções da Ericsson… os smartphones e outros dispositivos móveis não seriam capazes de oferecer acesso a vídeos, streaming de conteúdos e aos jogos a que estamos habituados atualmente», cita o Daily Telegraph.
A declaração surge durante uma sessão no tribunal referente a um processo que a Ericsson moveu contra a Apple. Por outro lado, a marca da “maçã” alega que a tecnologia 4G e as patentes da Ericsson não são essenciais ao mercado e que a empresa sueca está a exigir taxas demasiado elevadas relacionadas com o acordo de licenciamento.
A Ericsson defende-se dizendo que ofereceu uma proposta à Apple que considerou justa, razoável e não discriminatória. Por fim, em tribunal, a Ericsson disse que a sua tecnologia foi determinante para o sucesso do iPhone e que a Apple está a tentar obter vantagens injustas face a outros concorrentes.
A empresa da Suécia detem mais de 35 mil patentes e tem mais de cem acordos de licenciamento firmados em todo o mundo. A maior parte dos cinco mil milhões de dólares que recebe, fruto destes acordos de licenciamento, é investida em investigação e desenvolvimento de novas tecnologias.