Jan Krissler, hacker do Chaos Computer Club, fez uma demonstração durante uma conferência da especialidade, onde mostrou que é possível criar cópias das impressões digitais de qualquer pessoa. Para a demonstração, Krissler copiou a impressão digital da ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen e só precisou de uma fotografia de elevada resolução, captada a cerca de dois metros da “vítima” e de um software chamado Verifinger, disponível a qualquer pessoa.
No caso concreto, Krissler não conseguiu provar que a impressão digital pertencia à ministra, mas referiu que já testou com sucesso, nas mesmas condições, fazer uma cópia da sua própria impressão digital, noticia a Cnet.
Recorde-se que alguns smartphones de topo oferecem a possibilidade de desbloqueio através de impressão digital, sem ser necessário um código e a Apple disponibiliza até a possibilidade de se realizarem pagamentos no Apple Pay através deste método.
A inovação trazida por Krissler face a outros métodos de hacking anteriormente demonstrados é que Krissler não precisa de ter acesso físico ao dedo ou impressão digital da vítima e consegue realizar o roubo e a cópia à distância.