
Jim Balsillie e Mike Lazaridis já comunicaram a decisão de abandorem os cargos de CEO e presidente da RIM, que ambos ocupavam. A vaga será preenchida por Thorsten Heins, um funcionário da casa que coordenava as operações da RIM.
Ambos vão manter posições no quadro de administradores da RIM e reconhecem que «há alturas na vida de uma grande empresa, em que os fundadores têm de saber quando passar a liderança para outros», cita a CNet.
A RIM tem estado a baixar os lucros e receitas já há algum tempo. No último trimestre, o lucro caiu para 265 milhões de dólares, ou 51 cêntimos por ação. Em igual período do ano passado, o lucro foi de 911 milhões, ou 1,74 dólares por ação.
Os dois presidentes perderam a confiança dos investidores depois de anunciarem que só haveria smartphones RIM de nova geração mais para o final do ano, o que causava um vazio entre lançamentos. A perda de mercado para os Android e iPhones nos smartphones e o insucesso do tablet Playbook ditaram também a perda de confiança. Balsillie e Lazaridis mantêm-se como segundo e terceiro maior acionistas da empresa.