O calendário atual prevê que as transmissões de TV por via analógica terminem em Portugal a 26 de Abril.
Nessa data, as transmissões por via hertziana dos canais generalistas passam a ser suportadas exclusivamente pelo sinal da TDT em todo o País.
Recentemente, Miguel Relvas, ministro dos Assuntos Parlamentares, deu sinais de que o fim das transmissões de TV analógicas poderá ser adiado. Na origem deste hipotético adiamento, está a atual conjuntura económica que não favorece a compra de descodificadores compatíveis com MPEG4 (preços entre 30 e 50 euros). As críticas que os canais de TV generalistas tornaram públicas no passado recente também podem contribuir para a tese de que a TDT deveria ser adiada.
O gabinete de Miguel Relvas recusa fazer qualquer comentário sobre o assunto – até porque nenhuma decisão deverá ser tomada antes da reunião entre o ministro e os responsáveis da SIC, RTP, TVI, Anacom e PT, que está agendada para 8 de setembro.
Uma coisa é certa: de acordo com a diretiva europeia que regula o denominado switch off na UE, o Governo apenas tem margem para adiar o fim das transmissões de TV analógicas até ao final de 2012. Qualquer prorrogação adicional a este prazo terá de ser alvo de negociações entre o governo português e a Comissão Europeia.