É apresentada pela Microsoft como uma consola para a próxima geração de videojogos, mas além do design, o único detalhe confirmado é o preço: 299 euros. Este é um valor mais baixo do que o típico preço de uma consola de nova geração (normalmente varia entre os 399 e os 499 euros), mas esta não deverá ser uma consola tão potente quanto outros modelos que vão chegar ao mercado.
Primeiro os factos. A nova consola chama-se Xbox Series S e foi confirmada após nas últimas horas ter havido um grande número de fugas de informação sobre este modelo. Em termos de design é claramente diferente da já anunciada Xbox Series X: é mais pequena (estima-se que cerca de 60% menor em volume), não tem leitor de discos, é maioritariamente branca, com exceção de uma grande circunferência preta que faz parte do sistema de refrigeração.
Quanto a especificações propriamente ditas, a Microsoft não adiantou detalhes, dizendo apenas que falará mais sobre a consola “em breve”. Mas aquele que parece ser o vídeo oficial da consola já está a circular nas redes sociais e revela aquelas que poderão ser as verdadeiras capacidades deste novo sistema de jogo.
Informações sobre o processador (CPU) e unidade gráfica (GPU) ainda não existem, mas o vídeo diz que a Xbox Series S suporta jogos numa resolução Quad HD (2560×1440 píxeis) e numa taxa de atualização máxima de 120 frames por segundo. A consola terá, no entanto, capacidade para fazer upscalling de jogos para resolução Ultra HD (3840×2160 píxeis), ainda que não seja dito como é que o fará. O sistema de jogo contará ainda com um disco SSD de 512 GB e vai suportar a tecnologia de ray tracing.
Tudo parece indicar que a Xbox Series S fica muitos furos abaixo da Xbox Series X, que suporta jogos em resoluções que vão até aos 8K (7680×4320 píxeis) – sendo que o preço para o modelo topo de gama também já foi alvo de fugas de informação, estando a ser apontado o valor de 499 dólares.
As duas consolas vão ser lançadas em novembro.