A Canon tem duas novas câmaras: a PowerShot V1 e a EOS 50 V. A utilização da letra ‘V’ nos nomes destes modelos é indicador da aposta que a marca quer fazer na área do vídeo. É aqui que, segundo Pilar Sanz-Morchon, especialista de produtos de fotografia da Canon para Portugal e Espanha, estão as “oportunidades de crescimento” para a marca.
“A geração Z [das pessoas nascidas entre 1990 e 2010] está a descobrir todos os benefícios de ter uma câmara compacta premium em comparação com os smartphones. E isto para nós é uma oportunidade muito boa”, disse durante uma apresentação antecipada dos novos produtos que a Exame Informática acompanhou. Esta análise, associada ao crescimento da chamada “economia dos criadores digitais”, cria a oportunidade certa para a tecnológica japonesa anunciar novos produtos focados na gravação de vídeo.
Um dos dois novos modelos a chegar ao mercado português é a Canon PowerShot V1. Esta é uma câmara compacta (374 gramas), equipada com um sensor CMOS Type 1,4”, capaz de gravar vídeos a 4K a 30 fotogramas por segundo “sem limites” [numa referência à boa capacidade de dissipação térmica do sistema], a 4K a 60 fps durante duas horas (com corte de 64% da área horizontal) ou em câmara lenta (120 fps) em Full HD.
Esta câmara está equipada com uma objetiva fixa com uma distância focal de 16-50 mm e um intervalo de abertura de f/2.8-4.5. Na fotografia estão garantidas imagens de 22 megapíxeis, havendo suporte para a tecnologia de focagem Dual Pixel CMOS II, com deteção automática de pessoas e animais.
A PowerShot V1 é uma espécie de solução ‘chave na mão’ para quem pretende boa qualidade de imagem e facilidade de utilização, sem complicações – há suporte para ligações Bluetooth, Wi-Fi, USB e até pode ser usada como webcam ou câmara para transmissões da internet (livestreaming).
A Canon PowerShot V1 chega às lojas portuguesas em abril e tem um preço recomendado de 1059,99 euros.
Pensar na evolução
Já a EOS R50V é posicionada para utilizadores que procuram uma câmara que seja fácil de usar na gravação de vídeo, mas permita ao mesmo tempo margem de evolução. Este modelo suporta objetivas intermutáveis e tem um conjunto de outras características mais indicadas para uma utilização avançada.
Por exemplo, a EOS R50V equipa uma sapata inteligente que permite a ligação de acessórios (como microfones) na parte superior da câmara. Suporta também nativamente a gravação de vídeos na vertical (tendo inclusive uma ligação de rosca, na vertical e horizontal, para tripés) e o disco de opções principal é inteiramente dedicado à gravação de vídeo. Se dúvidas houvesse, o botão de gravação localizado na parte frontal da câmara reforça o perfil videográfico deste modelo. A possibilidade de gravação no perfil Canon Log3 e o suporte para gravação em 4:2:2 10-bit, para uma otimização de cor em pós-produção, são outros destaques.
A Canon EOS R50 V está equipada com um sensor APS-C de 24 megapíxeis, suporta a gravação de conteúdos 4K a 60 fotogramas por segundo durante duas horas consecutivas e de 4K a 30 fps com sobreamostragem de 6K para alcançar um maior detalhe. Também tem o sistema de focagem Dual Pixel CMOS II.
Este modelo estará à venda em duas modalidades: apenas o corpo por 819 euros; e câmara mais objetiva por 1059,99 euros. A Canon EOS R50 V chega ao mercado também em abril.